O número de doações de sangue tende a diminuir pelo menos 30% durante as festas de fim de ano, segundo estimativas do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). O aumento no número de acidentes e também no registro de casos violentos faz com que a demanda nos centros de distribuição de sangue também seja maior, como explica o diretor do Hemepar Paulo Hatschbach.

Ao todo, o Hemepar atende uma rede de 384 hospitais em todo o estado. Para conseguir manter o estoque normalizado, o centro precisa de pelo menos 150 doações por dia. Ao longo deste ano, foram feitas 150 mil coletas de sangue na instituição. O número é 8% maior do que o registrado no ano passado. Mas, segundo Hatschbach, o desafio do Hemepar ainda é fidelizar o doador de sangue.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em boas condições de saúde. O Hemepar também recomenda que o doador não tenha ingerido comida gordurosa ou bebida alcoólica quatro horas antes da doação. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90. Ao todo, o Hemepar tem 22 unidades em todo o estado. Os centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às seis e meia da tarde e aos sábados, das 8 da manhã às seis da tarde. Neste fim de ano, o Hemepar fecha apenas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.