A orla do Litoral paranaense tem apenas um ponto impróprio para banho, de acordo como o quarto boletim de balneabilidade do Litoral, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na última quarta-feira 24. Dos 47 locais monitorados, apenas um – a Ponta da Pita, em Antonina – apresentou concentração de bactérias em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

O monitoramento da qualidade da água é realizado desde a criação do órgão ambiental e avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Nas praias,os banhistas poderão acompanhar a qualidade da água pelas bandeiras instaladas na orla, que indicam águas poluídas em um raio de 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. Vermelha significa imprópria e azul, própria. Haverá também totens eletrônicos e outros serviços disponíveis durante a temporada.

Os boletins da Costa Leste serão divulgados todas as quintas-feiras, já os da Costa Oeste e Norte, todas as sextas-feiras. Na semana do Natal e Ano Novo, os boletins do Litoral serão emitidos nas quartas-feiras e os do interior nas sextas-feiras.