As prainhas artificiais do lago da represa de Itaipu, oeste do Estado, e o terminal turístico no rio Paranapanema, norte do estado, permanecem próprias para banho. Os dados foram divulgados no 4º boletim de balneabilidade da Costa Oeste e Norte nessa sexta-feira (26) pelo Instituto Ambiental do Paraná.

O monitoramento avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Por isso, o órgão lembra a população da importância de ligar de maneira correta seus imóveis à rede de esgoto do município ou limpar devidamente a fossa séptica, se for o caso.

Na semana do Ano Novo o boletim referente ao Litoral será emitido na quarta-feira (31) e o que diz respeito ao interior, na sexta-feira (2).

Os veranistas de todo Estado também podem obter informações no site do IAP (www.iap.pr.gov.br), junto à imprensa e nos comércios locais.

Litoral — A balneabilidade da água na orla paranaense se mantém própria para banho na maioria dos locais monitorados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Dos 90 quilômetros de faixa de areia, além dos pontos na Ilha do Mel, apenas 200 metros na Ponta da Pita, em Antonina, se apresentam impróprios para banho.

As informações estão no 4º boletim de balneabilidade da temporada divulgado na quarta-feira (24) pelo IAP. O monitoramento da qualidade da água é realizado desde a criação do órgão ambiental e avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).