SÃO PAULO, SP – O ator britânico David Ryall, mais conhecido por sua atuação em “Harry Potter e As Relíquias da Morte: Parte 1” (2010), morreu aos 79 anos na última quinta-feira (25).
Segundo o site The Wrap, a notícia foi divulgada primeiro pelo amigo do ator e roteirista das séries “Sherlock” e “Doctor Who”, Mark Gatiss. A causa da morte não foi revelada.
“O grande David Ryall nos deixou no dia de Natal. Um cintilante, brilhante, maravilhoso ator, que eu tive o privilégio de chamar de amigo. Descanse em paz”, escreveu Gatiss.
Ryall começou a atuar no final dos anos 1960 e dedicou a maior parte de sua carreira ao teatro e à TV. Trabalhou com importantes grupos teatrais da Inglaterra, como o liderado pelo ator e diretor Laurence Olivier (1907-1989).
No cinema ganhou destaque recentemente ao interpretar o personagem Elphias Doge em “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1”. Também atuou em “O Homem Elefante” (1980), clássico do diretor David Lynch, “Carrington – Dias de Paixão” (1995), “Amor a Toda Prova” (2002) e “O Quarteto” (2012), primeiro longa dirigido pelo ator Dustin Hoffman.
Mais recentemente, trabalhou nas séries “Outnumbered” e “The Village”.