SÃO PAULO, SP – Um incêndio atingiu neste domingo (28) um balsa italiana que tinha partido da cidade grega de Patras rumo a Ancona, na Itália, com 467 pessoas a bordo, informou a guarda costeira da Grécia. O mau tempo dificulta a operação de resgate, com ventos fortes, chuva e granizo, informou a guarda litorânea da Grécia. Até o início da manhã, só 35 pessoas das 150 que foram retiradas em botes salva-vidas puderam ser levadas para uma das embarcações que participam do resgate. Passageiros que estão a bordo afirmaram em ligações telefônica que as condições “são terríveis” pois as chamas já tomaram dois terços da embarcação, o que contradiz informações iniciais que indicavam que o fogo estava sob controle. O barco partiu às 13h30 (de Brasília) de Patras com destino à Itália através de Igumenitsa, com 411 passageiros e 56 tripulantes (22 italianos e 34 gregos).

O fogo começou por volta das 4h (meia-noite em Brasília) por motivos ainda desconhecidos na garagem da embarcação “Norman Atlantic”, onde havia 222 veículos, a 45 milhas náuticas da ilha de Corfu e a 22 milhas do litoral italiano. Na operação de resgate participam sete embarcações privadas, uma fragata da armada grega e quatro lanchas da guarda litorânea, além de três helicópteros e dois aviões das forças aéreas grega e italiana. A guarda costeira italiana, por sua vez, enviou um rebocador ao local. A guarda litorânea italiana enviou três helicópteros e duas lanchas de supervisão ao lugar do fato. O ministro de Marina Mercante da Grécia, Miltiadis Varvitsiotis, informou que o comando da operação de resgate é coordenado pelas autoridades italianas, com apoio da Grécia. A porta-voz do governo, Sofgia Vultepsi, explicou que o primeiro-ministro, Antonis Samaras, está em permanente contato com seu colega italiano, Matteo Renzi.

RESGATE As condições meteorológicas permitiram, por volta das 07h30 de Brasília, que 35 delas subissem a bordo, indicou à imprensa o ministro do Mar grego, Miltiadis Varvitsiotis. O barco italiano “Europa”, que assumiu a direção das operações de salvamento, tentou, por sua vez, lançar outro bote em direção ao ferry, mas não conseguiu se aproximar o suficiente, indicou o ministro. O proprietário do “Norman Atlantic”, a empresa italiana Visemar di Navigazione, não se pronunciou. O barco, construído em 2009 e que mede 186 metros de comprimento, pode receber 492 passageiros, segundo sites especializados. Portanto, no momento do acidente estava com sua capacidade quase completa. Segundo o ministério do Mar grego, sete barcos que navegavam na região tentarão cercar o “Norman Atlantic” para criar uma espécie de muro contra o vento, e era estudada a possibilidade de rebocá-lo.