O desenvolvimento de tecnologia da informação no Brasil tem movimentado o mercado de profissionais especializados na área. De acordo com dados da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), esse mercado emprega no Brasil mais de 1,3 milhão de pessoas e tem uma tendência de crescimento de oferta na faixa de 30% até 2016. E esse desenvolvimento do setor está buscando candidatos com habilidades que vão além, como conhecimentos em gestão, negociação e comunicação.
Para a SOFHAR Gestão&Tecnologia, empresa especializada em desenvolvimento de soluções em TI, a realidade da contratação de profissionais é realmente uma questão que provoca a reflexão e a busca de novas estratégias. O mercado tem uma crescente demanda por novos profissionais na área de TI, mas existe a escassez de mão de obra qualificada. A realidade dessa falta de profissionais qualificados muda a forma de recrutamento e retenção dos talentos.
Nesse sentido, a SOFHAR passou a adotar novas estratégias, investindo, entre outras coisas, no treinamento de profissionais. Para falar mais sobre este assunto, conversamos com Marines Paolazi, gerente de recursos Humanos da SOFHAR Gestão&Tecnologia.


Como deve ser o perfil de um profissional de TI?
O profissional da área de TI tem que ser dinâmico, muito bem informado e atualizado. Precisa ter um perfil multidisciplinar. Deve capacitar-se sempre para acompanhar a evolução tecnológica, ter conhecimentos técnicos, deve buscar conhecimentos do negócio da empresa em que trabalha e possuir habilidades comportamentais para relacionar-se com sua equipe de trabalho e clientes. Outro fator importante é domínio de outro idioma, como inglês e espanhol.


Quais as principais capacitações que o profissional deste segmento deve ter?
Deve possuir capacitações técnicas, podendo obtê-las através de formação acadêmica, treinamentos, certificações, participação em fóruns e outros. Vale ressaltar que atualmente as empresas demitem mais por questões comportamentais do que técnicas.


Qual é a área de TI que mais emprega atualmente?
Considerando o cenário da SOFHAR, no ano de 2014, a área que mais contratou foi a de desenvolvimento. Segue abaixo os dados das contratações na SOFHAR:

80,86% – área de desenvolvimento, sendo:
69,13 % – Desenvolvedores;
01,23% – Gerentes de Desenvolvimento;
01,85% – Administrador de Banco de Dados;
04,32% – Analista de Requisitos / Negócios;
04,32% -Analista de Sistemas;
14,19% – área de infraestrutura, sendo:
04,32%  – Analista de Suporte
09,87% – Técnico em Informática
04,95% – área administrativa


Quais são os cursos mais procurados da SOFHAR?
A SOFHAR possui uma ampla e moderna estrutura para o Centro de Treinamento. Considerando que somos, há mais de 15 anos, o Centro de Treinamento oficial da Microsoft em Curitiba, esta bandeira ainda é a mais procurada. Temos os cursos oficiais de todas as tecnologias Microsoft, ministrados por Microsoft Certified Trainers. Também oferecemos aos profissionais de TIC um amplo portfólio EXIN de exames e programas de certificação, como por exemplo ITIL, Cobit, entre outros.


Em vez de buscar um novo talento, é mais vantajoso para a empresa treinar o profissional que já integra seu grupo de colaboradores?
Sim. Capacitamos e acompanhamos a evolução deste profissional, em diversos níveis, desde estagiários até colaboradores com mais de 10, 15 e 20 anos de empresa, que geralmente são líderes de um núcleo de determinada tecnologia. Com o aquecimento do mercado, há dificuldade em encontrar profissionais prontos. Assim, utilizamos a nossa experiência, expertise e o nosso centro de treinamento para formar profissionais de TI especializados.


Qual é a vantagem para a empresa capacitar seu próprio colaborador?
São inúmeras. Podemos destacar: Lealdade e motivação. Os colaboradores que recebem treinamentos e através desses têm oportunidades de desenvolvimento, são mais propensos a permanecer na empresa, pois percebem que a corporação está preocupada em desenvolvê-los e mantê-los trabalhando, gerando um sentimento de confiança. Para a empresa, a vantagem é que se torna mais competitiva, pois terá uma equipe treinada, capaz de responder às demandas com rapidez e eficiência, o que irá gerar clientes satisfeitos.


Curtas

*O consumo da carne suína é cercado de mitos e tabus, entre eles a inverdade de que o alimento é prejudicial à saúde humana. O veterinário da INOVAVET, Gedson Moraes, comenta que a carne suína disponível no mercado não merece a habitual fama de gordurosa e nociva à saúde, e entre os principais motivos está a evolução da suinocultura.

*Com o cenário econômico mais difícil para 2015, as empresas terão que ser mais assertivas nas suas estratégias de atuação. Investimento em aumento de produtividade e redução de custos prometem estar no topo da pauta das companhias, segundo o professor de finanças do ISAE/FGV, Marco Cunha.

*O Radisson Hotel Curitiba arrecadou 105 brinquedos novos durante os espetáculos da Árvore Encantada, realizados este mês. Os presentes foram entregues à FAS (Fundação de Ação Social), responsável pela campanha que beneficiou mais de 80 mil crianças carentes. Marcia Coelho, gerente do Radisson Hotel Curitiba, destaca a satisfação para a equipe do hotel em ter feito o natal das crianças mais feliz.


Frase
Se você está andando no caminho certo e está disposto a continuar caminhando, eventualmente, você vai progredir.
(Barack Obama)