A 33ª Oficina de Música de Curitiba, que tem início nesta quinta-feira (08), recebe em sua etapa inicial – Música Erudita e Música Antiga – nomes que pela primeira vez participam desse encontro musical, considerado um dos mais importantes da América Latina. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sede oficial dessa fase, os alunos terão a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos com mestres consagrados mundialmente

Entre os novos professores que irão compartilhar seus conhecimentos figuram expoentes da música como o violinista israelense Hagai Shaham, que combina brilhantismo técnico e personalidade musical, colecionando prêmios internacionais; a norte-americana Jennifer Stumm que estreia na Oficina de Música como professora de viola, trazendo na bagagem o reconhecimento mundial na inovação musical de seu instrumento, premiações destacadas e participações em aclamados grupos europeus; o russo Roman Mekinulov, violoncelista principal da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, mesmo cargo que ocupa na Orquestra Filarmônica de Buffalo (EUA).

Da Estônia chega Martin Kuuskmann, que com suas apresentações carismáticas em todo o mundo foi nomeado ao Grammy em 2007 e conquistou a fama de ser um dos principais fagotistas da atualidade. O curso de contrabaixo estará a cargo do francês Thierry Barbé, principal contrabaixo da orquestra da Ópera Nacional de Paris e, desde 2000, professor desse instrumento no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris.

Um dos mais conceituados intérpretes portugueses de todos os tempos, Abel Pereira ministrará o curso de trompa. O instrumentista também atua como professor na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, além de ser Chefe de Naipe da Orquestra Sinfônica daquela cidade portuguesa. Uma das classes de piano será orientada por Claudio Soares, pianista brasileiro que vive no Japão desde 1983, onde desenvolve um trabalho com adolescentes, resultando em premiações em concursos internacionais.

O polonês Michal Karol Szymanowski responde por outra classe de piano, demonstrando o talento que o leva a ser convidado para tocar com as principais orquestras internacionais, sob a batuta de importantes maestros. O brasileiro Fernando Portari fecha a relação de novos professores de Erudita, comandando o curso de canto. Nas últimas temporadas, Portari tem atuado regularmente na Europa, apresentando-se em locais como o Teatro alla Scala de Milão e nas óperas de Colônia, Helsinki, Moscou, Paris, Munique e Varsóvia.

Abertura

O maestro e violinista Cláudio Cruz, que este ano assume a direção de Música Erudita da Oficina de Música de Curitiba, será o regente do concerto de abertura da 33ª edição consecutiva do evento, à frente da Orquestra de Câmara de Curitiba. O espetáculo acontece às 20h30 do dia 8 de janeiro, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto do Teatro Guaíra, tendo como solistas o jovem pianista japonês Atsushi Imada, uma das revelações no atual cenário da música internacional, e o paranaense Fernando Dissenha, que desde 1997 é trompete solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Realizada pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), a Oficina de Música 2015 está orçada em R$ 2,2 milhões e tem como principal patrocinadora a própria Prefeitura, além de participação financeira da Copel e da Caixa.

Em 2015, os principais parceiros da Oficina de Música de Curitiba são o Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Consulado Geral da França em São Paulo,  Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Curitiba Hostel, Família Farinha, E-Paraná, Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Instituto Goethe de Curitiba, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina e Paço da Liberdade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.