SÃO PAULO, SP – A Sabesp decidiu ampliar o número de cidades em que cobrará a sobretaxa para quem aumentar o consumo de água. As novas cidades estão na região de Bragança Paulista e Campinas.
Em dezembro, o governador de São Paulo havia anunciado que seriam 31 cidades da Grande São Paulo abastecidas pela empresa. A regulação feita pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), na quarta-feira (7), no entanto, prevê que a sobretaxa seja aplicada em todas as cidades que ofereçam bônus ao consumidor que reduzir o consumo de água.
As novas cidades a entrar na lista são Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Paulínia, Hortolândia, Morungaba, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem.
Pela regra, quem tiver o consumo igual ou menor que 20%, terá 40% de acréscimo na conta de água (desconsiderando o serviço de esgoto, que representa metade da conta cobrada pela Sabesp). Já os consumidores que gastarem acima de 20% em relação a sua média terão ônus adicional de 100% na conta.