As mais de 3 mil vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador, em Curitiba, têm feito o atendimento ser alto na unidade no início deste ano. Mais de 1,5 mil pessoas tem sido atendidas diariamente a primeira semana de 2015, o dobro do registrado em outras épocas do ano. Na segunda semana de janeiro, o movimento pode até ser maior, já que muitos curitibanos emendaram o fim do ano retornam nesta segunda e muitas empresas devem registrar mais vagas.

A agência intermedia o processo de seleção de empresas privadas, que usam o serviço para divulgar as vagas e recrutar novos colaboradores. Atualmente, a maioria das vagas é para o setor de serviços. Na área de telemarketing, há quase 400 oportunidades disponíveis. Em seguida, aparece o comércio, que oferece cerca de 350 vagas para operadores de caixa.

Para fazer o cadastro, os trabalhadores devem ter em mãos o CPF, RG e a carteira de trabalho. A partir desse momento, já é possível ser encaminhado para entrevistas em algumas empresas que combinam com o perfil do trabalhador, como aconteceu com Ana Paula Mendonça, que vai participar de duas seleções em empresas diferentes. É o que eu esperava, entrevista marcada, ao menos a esperança de um novo emprego, diz.

A lista completa das vagas em Curitiba e em outras cidades do Paraná pode ser consultada online, aqui.