No início do ano é comum que as empresas estabeleçam objetivos e tracem metas para os próximos 12 meses de trabalho. Para atingir essas metas e objetivos é óbvio que os gestores contam com uma equipe engajada, que trabalhará arduamente pelo bem estar comum. No entanto, a equipe pode ter problemas para desempenhar suas funções, em grande parte pela atuação de seus chefes. Uma pesquisa realizada pelo Nube e concluída no final dezembro de 2014, identificou quais os comportamentos dos gestores que mais afetam suas equipes.


Gestores ausentes e indiferentes

No alto da lista aparecem os gestores ausentes e indiferentes. A pesquisa revela que para ser rejeitado pela equipe basta demonstrar que não se preocupa com ela. Para 57% dos 7.451 participantes da pesquisa, o pior perfil é do chefe distante e quase nunca presente. Segundo Yolanda Brandão, coordenadora de treinamentos externos, o resultado da pesquisa é sinal de que os jovens prezam, e muito, pela criação de relacionamentos com colegas e líderes no ambiente de trabalho.


Não reconhecem as conquistas da equipe

Em segundo lugar aparecem os chefes que não reconhecem as conquistas da equipe. Com, 20,52% dos votos, este tipo de comportamento também é altamente criticado pelos trabalhadores.


São tradicionalistas e proibitivos 

Perfis que pendem para uma atuação tradicionalista e proibitiva também recebem cartão vermelho da equipe. Segundo a pesquisa, 17,32% dos entrevistados rejeitam chefes que adotem este estilo mais antiquado.


Imparciais e em cima do muro

A imparcialidade no tratamento da equipe fecha a lista de piores defeitos de um profissional em cargo de gestão. Esta atitude foi a primeira da lista de rejeição de 5,14% dos entrevistados.(Com a equipe do Salário BR)


Curtas

* O ISAE está com inscrições abertas para um novo GBA (Global Business Administration) internacional em sustentabilidade que será realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul. O curso, em parceria com a Universidade Stellenboch, é inédito no Brasil e abordará a sustentabilidade no meio empresarial. O GBA terá duração de 10 dias e contará com visitas técnicas, aulas sobre o contexto africano, food systems, biodiversidade e cidades sustentáveis, dentre outros temas. Informações pelo telefone (41) 3388-7845 ou www.isaebrasil.com.br.
* O Saanga Grill inicia 2015 com uma novidade no cardápio. O Cordeiro Mamão já está disponível na carta de carnes nobres da casa, servido nos cortes pernil, paleta, costela e carré. Cada peça tem aproximadamente 700g e serve bem duas pessoas.
* Com apenas 17 anos, o tenista Gabriel Rovery Sidney, do Clube Curitibano, está na reta final de preparação para disputar seu primeiro grand slam. Na 64ª posição do ranking mundial junior, o jovem conquistou uma vaga para participar do Australian Open, que acontece entre os dias 9 de janeiro e 1° de fevereiro.
* Cozinha japonesa com a hospitalidade brasileira, num ambiente informal e agradável. Esta é a proposta do Sushiarte, criado pelos  empreendedores Bruno Cerezini e Ernesto Alves. A dupla convida a relaxar, apreciar o visual e o sabor dos pratos – caprichosamente preparados – e ficar à vontade para se deliciar enquanto bate um papo gostoso, alimentando assim o corpo e a alma. Av dos Estados, 95 Agua Verde. www.sushiarte.com.br
* As redes sociais têm mais de 750 milhões de usuários. Diante disso, o segmento empresarial aposta em soluções com uma interação diferenciada além da já estabelecida com uso do e-mail. Roberto Clementi, diretor de operações da SOFHAR Gestão&Tecnologia, explica que o Yammer – Enterprise Social Network, da Microsoft –  é uma rede social corporativa que ajuda a se manter conectado com as pessoas certas, compartilhar informações com a equipe e organizar projetos, em um ambiente em que todos conseguem acessar as informações em tempo real, online e de onde estiverem.
* Altas temperaturas e férias são a combinação perfeita para relaxar. Aliado a isso, nada melhor do que os coquetéis para brindar o tempo livre com sabor e refrescância. Rodrigo Bassinelli,  gerente do Quality Hotel Curitiba,  explica que existe uma infinidade de drinques para saborear e desfrutar os momentos cercados por amigos e familiares. Uma das opções é o Coquetel de Pepino. Ingredientes: ½ kiwi maduro sem casca, duas rodelas médias de pepino, dois pedaços de maçã (uma colher de sopa) e dois cravos-da-índia. É só misturar as frutas, amassadas, junto aos cravos, adicionar bastante gelo e bater na coqueteleira. Sirva numa taça e complete com a água com gás e o suco do limão espremido.


Frase
A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo.

(Voltaire)

 

Contatos com Hamilton Fonseca Consultores : [email protected]