A produtividade está relacionada muitas vezes a uma área bem discreta da empresa que, se não funcionar adequadamente, pode acarretar problemas a toda organização. Trata-se do Data Center, local onde ficam concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de informações de médias e grandes empresas, a fim de permitir o funcionamento eficiente das redes de computadores.

Em caso de superaquecimento, uma das consequências prováveis é a queda de todo sistema de informática da empresa, ocasionando perda de dados importantes e prejuízos. Por isso, a Link Monitoramento e a Climasul firmaram uma parceria para desenvolver uma solução em monitoramento dessa área estratégica. Em caso de elevação da temperatura do ar condicionado, o sistema aciona um alarme para notificar os responsáveis pelo setor.

Ao contrário de antigamente, em que o rastreador era usado só para segurança e logística, hoje o equipamento é um aliado na gestão das empresas em várias áreas, ressalta Silvio Torres, diretor-presidente da franqueadora Link Monitoramento.

De acordo com o projeto em elaboração, o rastreador instalado dentro do ar condicionado do data center é capaz de detectar mudanças sutis de temperatura para que as empresas possam realizar ações preventivas nesse ambiente. O data center fica numa sala isolado e, com isso, as pessoas só percebem o problema quando o dano já ocorreu, afirma Almir Sandri, diretor da Climasul Ar Condicionados, empresa de abrangência nacional especializada em projetos de ar condicionado industrial, data center e hospitais.

Ele aponta que essa solução representa um avanço no mercado. A ideia é ativar um alarme para acionar os gestores do data center em caso de aumento de temperatura do ambiente. Queremos mandar equipe para verificar o que está acontecendo antes do problema se instalar, informa.

RISCOS
Perdas

O data center possui dispositivos que, diante de altas temperaturas, pode apresentar como um das consequências o desligamento automático do sistema. Com isso, caem todas as informações e ninguém consegue trabalhar. É um problema gravíssimo, especialmente em instituições bancárias, que precisam lidar com a segurança das informações, alerta Silvio Torres.