JOSIAS SILVEIRA DETROIT, EUA – A melhor maneira de provar “boas intenções” no mercado norte-americano é fabricar picapes, que ainda são um dos veículos preferidos dos consumidores locais. Por isso, a coreana Hyundai apresentou o conceito Santa Cruz no Salão de Detroit, mas que já tem todo jeito de protótipo; ou seja, de produto quase pronto para entrar em linha. Até o nome Santa Cruz parece definitivo, principalmente para uma marca que já tem um SUV chamado Santa Fe.

Classificada como um crossover (mistura de diferentes estilos), a Santa Cruz traz frente de SUV e carroceria de picape com cabine estendida, com uma pequena porta para acesso ao banco de trás. Já a traseira lembra um “muscle car” americano. Dando sequencia ao já tradicional marketing coreano, o Santa Cruz tem como alvo os “millennials”, nome sofisticado para “aventureiros urbanos”, um “consumidor deste milênio”, sempre em alta também no Brasil. Uma das motorizações estudadas para o Santa Cruz é um 2.0 turbodiesel de 190 cv.

Outra atração está na tampa traseira que pode ser expandida para levar cargas maiores ocasionais, como uma motocicleta. Alem do Santa Cruz, a Hyundai também apresentou um conceito híbrido do Sonata, que também pode ser recarregado em tomadas (plug-in), e que deve estar à venda no final deste ano. Pelo jeito, a picape para “aventureiros urbanos” vai ficar para 2016.