A primeira-dama do Estado, Fernanda Richa, pediu afastamento da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, comandada por ela, para se dedicar à campanha de reeleição do marido, governador Beto Richa (PSDB). Em seu lugara assume Maristela Marchioro Chudzy, que comandava a assessoria administrativa da secretaria.

Surpresa
O governador Beto Richa (PSDB) disse ontem ter sido surpreendido pela notícia de que sua primeira prestação de contas parcial de campanha havia sido entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) sem qualquer arrecadação ou gasto. A assessoria do tucano alega que foram obedecidas as regras de contabilidade para a campanha e que não houve pagamento de despesas no primeiro mês da disputa e que a declaração entregue à Justiça Eleitoral segue todos os procedimentos exigidos pela legislação e é a exata expressão da situação contábil da campanha no período. De acordo com a coligação, as despesas feitas nesse tempo serão quitadas mais tarde e apresentadas na próxima declaração ao TRE. Tem que dar uma cutucada no pessoal para ir a campo, disse Richa, afirmando que chamaria a atenção de sua equipe de campanha. Sem recursos não se faz campanha, afirmou o tucano.

Cobrança
A candidata do PT ao governo do Estado, Gleisi Hoffmann (PT), anunciou que vai entrar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) com uma ação para que Richa seja obrigado a apresentar imediatamente seus gastos de campanha até o momento. Segundo o PT, as regras de contabilidade de campanha – estabelecidas pela resolução 23.406 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – deixam claro que os gastos eleitorais efetivam-se na data da sua contratação, independentemente da realização do seu pagamento. Impossível dizer que o candidato à reeleição não teve gastos neste primeiro mês. Notícias de jornais e do próprio site de campanha mostram o candidato em eventos no interior e inaugurando comitês. Nas ruas, carros circulam com adesivos do candidato. Além disso, ele já lançou o site e um espaço chamado de ‘Tenda Digital’, que inclusive oferecia internet gratuita para visitantes. E os fotógrafos, cinegrafistas e jornalistas que o acompanham nas agendas? Não recebem salários?, questionou o coordenador jurídico da coligação Paraná Olhando pra Frente, Luiz Fernando Pereira.

Competitividade
Coordenador do programa de governo do candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG) e secretário de Desenvolvimento de Minas Gerais licenciado, Wilson Nélio Brumer, afirmou ontem em Curitiba que o Brasil precisa recuperar sua credibilidade e competitividade para voltar a crescer. Brumer esteve na Capital paranaense para apresentar as propostas do tucano na 34ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor. Segundo ele, a receita do candidato do PSDB é deflagrar, já no início do governo, um esforço para reduzir a burocracia e a complexidade do sistema tributário. Temos que atacar problemas estruturais. Sair do diagnóstico e ir para a ação. O ambiente de negócios no Brasil tem se deteriorado. Gasta-se mais de cem dias para abrir-se uma empresa no País, exemplificou.

Visibilidade
Sobre a crítica recorrente entre os analistas políticos, de que a oposição não tem conseguido capitalizar a insatisfação popular com a atual governo, Brumer avalia que esse cenário é temporário e vai mudar com o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, a partir do próximo dia 19. A medida que os candidatos fiquem mais visíveis a situação vai se alterar. As pessoas já entendem que alguma coisa não vai bem, disse, citando o fato de que muitas empresas já estão deixando de contratar ou dando férias coletivas a seus funcionários, em um sinal de que a economia está ficando estagnada.

Segurança
Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) comprovou a existência de irregularidades na folha de pagamentos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) em 2012. No julgamento do processo, o tribunal determinou ao governo a adoção de medidas corretivas. A auditoria avaliou a situação funcional da secretaria no ano de 2012. A escolha ocorreu porque nesse ano a Pasta teve um gasto com pessoal de R$ 1,37 bilhão – 9,5% do total do Executivo estadual, que atingiu R$ 14,4 bilhões no período. Os técnicos do TCE apontaram deficiências tecnológicas, metodologias inadequadas e irregularidades na gestão de pessoal da Sesp. Na área de remuneração, foram verificados pagamento indevido de gratificações e abono de permanência e pagamento irregular de ajuda de custo – benefício a que só têm direito os servidores transferidos de cidade.

Insalubridade
Também foram comprovadas irregularidades no pagamento de gratificações por insalubridade, periculosidade e por atividades na área da saúde a servidores lotados em unidades que não se enquadram nessas características. Outras irregularidades verificadas foram depósitos salarias supostamente em duplicidade; e acúmulo indevido de pagamento de gratificação de encargos especiais e prestação de serviço em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.

Em alta
Hoje, às 14 horas, a Maternidade Bairro Novo realiza o encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno com um MAMAÇO. Todas as mães atendidas pela maternidade e as da comunidade que ainda estejam amamentando são convidadas a participar.

Em Baixa
A FROTA de veículos de Curitiba é de 1,3 milhão de unidades. 82% é de veículos de transporte individual, entenda-se carros. Apenas 1% é destinado ao transporte coletivo, mas esta pequena parcela transporta atualmente 45% da população diariamente.