Começamos 2015 com a esperança de que as promessas feitas em 2014 se cumpram. A boa notícia é que recentemente, em São Paulo, foi inaugurado um posto especializado no atendimento a vítimas de roubo de cargas. A iniciativa foi uma parceria do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) e da Polícia Civil do Estado de São Paulo. A conquista é um marco no combate ao roubo de cargas, que é uma das maiores preocupações dos transportadores brasileiros.
A atitude louvável dos paulistas deve servir de exemplo para todo o país. No Paraná, está é uma reivindicação antiga dos transportadores. A criação de uma delegacia especializada em roubo de cargas foi prometida, desde o início do primeiro mandato, pelo atual governador Beto Richa. Antes das eleições do ano passado, em encontro com 150 transportadores, promovido por entidades do setor, Richa fez a promessa novamente de que irá implantar, no Paraná, uma delegacia especializada em furtos e roubos de cargas. Ele também concordou que o roubo de cargas traz prejuízos imensos para o estado.
Na ocasião, o governador também informou a assinatura de decreto que faz alterações no regulamento do ICMS, normatizando a Lei n.º 16.127 de 2009, que prevê a cassação da eficácia da inscrição junto ao Cadastro de Contribuintes do ICMS dos estabelecimentos que forem flagrados comercializando, adquirindo, distribuindo, transportando, estocando ou revendendo produtos oriundos de cargas ilícitas, furtadas ou roubadas. Nós estamos lutando por isso há muito tempo, uma delegacia especializada e as medidas em lei contribuem muito para melhorar nosso trabalho, deixando os motoristas e transportadores mais seguros.
As medidas anunciadas pelo governador, no ano passado, trouxeram mais segurança para nossos motoristas e empresas de transporte, mas ainda faltam ações efetivas para solucionar o problema. Precisamos de mais fiscalização, mais policiais, melhores condições para estes funcionários e, principalmente, a delegacia especializada, que será responsável por implantar a lei ora regulamentada.
O ano de 2015, ao que tudo indica, será um período complicado para os empresários. Começamos com tarifas e impostos subindo muito mais que a inflação, combustível mais caro, produtos com preços nas alturas e incertezas. Como cidadãos, estamos cumprindo com as nossas obrigações, mas vamos aguardar, fiscalizar e verificar se os governantes estão fazendo o mesmo.

 

Gilberto Cantú é Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Setcepar)