A secretaria estadual da Saúde descartou nesta sexta-feira (16), através de exames laboratoriais, a ocorrência da primeira morte por dengue no Paraná em 2015. O caso suspeito tratava-se de uma menina de 12 anos, moradora do município de São Carlos do Ivaí, que morreu na quarta-feira (14), no Hospital Universitário de Maringá. 

Os exames que descartaram o caso de dengue foram realizados pelo Laboratório do Centro Regional de Especialidades de Paranavaí. As investigações continuarão até que seja encontrada a real causa da morte da criança. 

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, recomenda que é preciso ter cautela antes de divulgar qualquer informação sobre mortes por dengue. Nada pode ser confirmado até que haja subsídios técnicos suficientes para determinar a causa da morte de uma pessoa. Realizamos uma investigação criteriosa para evitar que a população seja alarmada, disse. 

Sezifredo informou ainda que todas as informações sobre casos e mortes por dengue no Estado são divulgadas periodicamente através de boletim epidemiológico publicado no site www.dengue.pr.gov.br. Sabemos que a dengue é uma doença que preocupa, sobretudo no verão, e por isso tratamos essa situação com total transparência, afirmou. 

De agosto de 2014 até a última segunda-feira (12), foram confirmados 518 casos de dengue no Paraná. Neste período também não houve mortes pela doença no Estado.