A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio dos Departamentos de Vigilância Epidemiológica e de Saúde Ambiental, alerta a população sobre o risco da Hantavirose, doença transmitida pelo rato silvestre. No ano passado houve um caso confirmado na Colônia Malhada e há 10 dias uma mulher de 49 anos, da região da Roça Velha, veio a falecer após obter contato com material contaminado pelo animal.

A Hantavirose é uma doença que pode levar à morte. Infelizmente, foi o que aconteceu com uma senhora da Colônia Roça Velha após o contato com o material infectado deixado pelo rato silvestre, transmissor da doença. Ela é transmitida por um vírus presente na urina, fezes e saliva dos ratos que vivem no mato, também conhecido como rato do arroz ou silvestre. Nós instruímos a população a não respirar a poeira de locais fechados, como galpões e depósitos, ambientes propícios para a presença do animal, explica o chefe de Divisão de Saúde Ambiental de São José dos Pinhais, Luis Becker.

A médica veterinária Alessandra Caron esclarece os sintomas e de como evitar o contágio do vírus. No começo da doença o paciente parece ter uma forte gripe. Depois vem febre, dor de cabeça, dores no corpo, tosse seca e falta de ar. Outros sintomas são as náuseas, diarréia e vômito. Mas, cuidado, cerca de 50% das pessoas que pegam a doença pode chegar a óbito tamanho risco que ela oferece. A melhor forma de evitar a doença é combater o portador do vírus, o rato silvestre. Para isso, aconselhamos o plantio de grãos, bem como o depósito de restos de comida longe de casa. Em locais sem coleta, o lixo deve ser enterrado. Armazenar grãos e rações em estrados, aproximadamente meio metro do chão. Nunca dormir em locais fechados com restos de comida, explica.

Se alguma pessoa suspeitar que tem a doença, procure o quanto antes um médico. Já para saber mais em como combater a doença, entrar em contato pelo número de telefone (41) 3587-6483, ou se dirigir ao endereço do Departamento de Promoção e Vigilância, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Joaquim Nabuco, nº 1325, bairro São Cristóvão, São José dos Pinhais.