Enquanto os principais times do Brasil se movimentam na luta por reforços para a temporada de 2015, no Atlético as coisas parecem acontecer mais em silêncio. Com apenas três reforços anunciados para 2015, o Furacão é o segundo time que menos contratou entre os 20 que irão disputar o Brasileirão neste ano. Fica atrás apenas do Atlético-MG, que até agora anunciou somente dois reforços: os atacantes Lucas Pratto e Cesinha.

Por conta da escassez de novidades, o Atlético-PR tem sido obrigado a trabalhar com um elenco enxuto neste começo de ano. O lateral Suelliton, o volante João Paulo e os atacantes Douglas Coutinho e Marcelo deixaram o clube. Para piorar, o zagueiro Léo Pereira e os meias Marcos Guilherme e Nathan estão servindo a Seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano da categoria. Por isso, o Furacão trabalha por enquanto com um grupo de somente 17 jogadores no elenco principal – que vai disputar apenas o Brasileirão e a Copa do Brasil; o Estadual ficará a cargo do time sub-23.

Até agora, os únicos reforços anunciados foram o meia Nikão, de 22 anos e que pertencia ao Atlético-MG, o lateral-direito Daniel Borges, do Botafogo-SP, e o zagueiro Lula, que estava no Boa Esporte-MG. O último, contudo, a princípio chega para reforçar o time sub-23. Este grupo tem 23 jogadores relacionados. Se chamar a atenção de Claudinei Oliveira, ele pode integrar o elenco principal.

Além das três caras novas, o Atlético-PR também reintegrou ao elenco o meia Felipe e o atacante Edigar Junio, que voltam de empréstimos. Desta forma, o número de reforços subiria para cinco. Mas ainda assim o Furacão seria um dos lanternas no número de contratações, atrás somente do Corinthians, que anunciou três reforços e o retorno de Emerson Sheik, e empatado com o Atlético-MG – o lateral Patric e os meias Giovanni Augusto e Danilo Pires voltaram de empréstimo, o que faria subir o número de novidades.

Na comparação com os demais clubes que formam o Trio de Ferro, o Furacão também fica atrás, mesmo vivendo uma situação financeira mais saudável. O Paraná Clube, por exemplo, já acertou com oito reforços, enquanto o Coritiba já confirmou sete contratações e em breve deve anunciar mais duas: o volante paraguaio Luis Cáceres – que inclusive interessava ao Furacão – e o atacante Wellington Paulista.

Mas se os reforços não chegam, ao menos há algo para se comemorar: o entrosamento e comprometimento do elenco atleticano. Eu estou bem satisfeito com o comprometimento do grupo. Eles já conhecem a forma que trabalhamos e as coisas têm caminhado muito bem. Os jogadores que vieram somar a esse grupo também estão com o mesmo espírito e determinação nos treinamentos, afirma Claudinei Oliveira. Não partimos do zero. Partimos de uma base e, com isso, ganhamos tempo. Não temos a necessidade de passar aos jogadores o que pensamos em termos táticos, defensivos e de posse de bola. Eles já têm esse lastro do ano passado. Vindo um ou outro jogador fica mais fácil de encaixar dentro desse sistema, já que os outros atletas estão habituados, complementa.

Na próxima sexta-feira, o grupo comandado por Claudinei viaja para a Espanha, onde disputará três torneios entre os dias 23 de janeiro e 19 de fevereiro: Casino Marbella Cup, Marbella Cup e Costa del Sol Cup. Como o time sub-23 irá disputar o Paranaense pelo terceiro ano consecutivo, o time principal só irá estrear no dia 18 de março, contra o Remo, no Mangueirão, pela Copa do Brasil.

 

Número de reforços dos times da Primeira Divisão (não inclui jogadores voltando de empréstimo)

Atlético-MG2
Atlético-PR3
Corinthians3
Figueirense4
Grêmio4
Internacional4
Santos4
Sport4
Cruzeiro5
Flamengo5
Joinville5
Goiás6
São Paulo6
Coritiba7
Fluminense7
Ponte Preta10
Vasco11
Avaí11
Chapecoense13
Palmeiras15