O técnico Marquinho Santos começa 2015 adotando no Coritiba o esquema tático mais marcante da carreira do argentino Marcelo Bielsa, o 3-3-1-3. No primeiro trabalho tático do ano, nessa segunda-feira (dia 19), em Atibaia (SP), o treinador montou o Coxa nesse sistema. O time titular formou com Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Welinton; João Paulo, Rosinei e Pedro Ken; Dudu; Norberto, Mazinho e Carlinhos.

Essa será a provável escalação para o jogo-treino de desta terça-feira às 16 horas, contra o Red Bull Brasil (da 1ª divisão do Paulista), em Atibaia. Na quarta-feira às 10h, o Coxa volta a campo, no mesmo local, para enfrentar o Audax (também da 1ª divisão do Paulista), em Atibaia. No sábado, enfrenta a Ponte Preta em Campinas.

Marquinhos Santos não deu detalhes sobre a parte tática, apenas afirmou que é semelhante ao modelo adotado na reta final do Brasileirão 2014. Hoje foi o primeiro trabalho efetivo da parte tática. Pela nossa programação feita, nessa periodização, o torcedor pode ter certeza que vai encontrar uma equipe competitiva e que poderá se orgulhar de ir ao estádio e de nos acompanhar mesmo fora de casa. Uma equipe que jogue e busque o gol, declarou o treinador, para o site oficial do clube.

Bielsa, 59 anos, adotou o esquema tático 3-3-1-3 com a Argentina na Copa de 2002 e com o Chile na Copa de 2010. E vem usando também no Olympique de Marselha, seu clube atual. Pelo seu estilo excêntrico, o argentino ganhou o apelido de “El Loco”.

Já a equipe reserva do Coxa treinou uma linha de quatro na defesa. A escalação teve Vaná; Ivan, Bonfim, Eberson e Paulo Otávio; Allan Santos, Rodolfo, Zé Rafael e Negueba; Giva e Anderson Aquino.

Nas suas duas passagens pelo Coritiba, Marquinhos Santos mostrou não ter um esquema tático preferido. Tem moldado o posicionamento conforme as características dos jogadores, o momento da equipe e o perfil do adversário. Apesar dessas variações, o técnico tem mantido sempre que possível a mesma filosofia de jogo: posse de bola e pressão ofensiva.

O Coritiba estreia no Campeonato Paranaense em 31 de janeiro, contra o Nacional.