Trabalhadores dos Correios, coordenados pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR) participam de um ato onde pedem mais segurança nas agências. Os trabalhadores estão reunidos em frente à Agência dos Correios Marechal Deodoro. A manifestação integra a Campanha estadual por segurança aos atendentes já! Durante o ato, serão distribuidos materiais informativos para os trabalhadores e população sobre a falta de segurança nas agências.

Segundo o sindicato, mais de 40 agências foram alvos de assaltos durante 2014. De acordo com documento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) divulgado ao Sintcom-PR, entre janeiro e agosto de 2014, 131 trabalhadores nos Correios do Paraná — 113 deles lotados em agências — registraram Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) após terem sido vítimas de assaltos. É como se um trabalhador fosse assaltado a cada dois dias nas agências dos Correios.

Os trabalhadores reivindicam a instalação de portas giratórias, câmeras, manutenção dos equipamentos e contratação de vigias armados em todas as agências do estado. Além disso, exigem o cumprimento da Lei Federal nº 7.102/83, que dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, como o Banco Postal.

Segundo o sindicato, os assaltos nas agências passaram a ser mais frequentes desde 2002, com a criação do Banco Postal. Desde então circula mais dinheiro nas agências, sem que a ECT tenha investido o suficiente para garantir a segurança de seus funcionários.