Avaliamos o Novo Fluence 2015, lançado no final de 2014, fabricado na Argentina, que chega com todos incentivos fiscais, o sedan médio não chega a listar nos mais vendidos da categoria, liderada pelo Toyota Corolla, mas é uma ótima opção para quem gosta de um carro muito bonito, com aparência robusta e grande nível de conforto.

Apesar de testarmos o carro top do modelo, o Fluence vem com muitos equipamentos de série deste a versão de entrada com novidades de aparência e e tecnologia embarcada, como o sistema walk away closing, aciona o travamento e o recolhimento dos retrovisores. Para isso, basta o motorista se afastar do carro de posse da chave cartão hands free. Com ela também é possível travar e destravar as portas e dar a partida no motor com mais facilidade.

Outra novidade no modelo é o Isofix, sistema para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro. O modelo traz de série painel digital e ar-condicionado digital dual zone. As mudanças no Novo Fluence 2015 em relação a anterior são percebidas em diversos detalhes. A começar pelo visual, mais moderno, que recebe nova grade, agora alinhada de acordo com a nova identidade visual da marca e o novo para choque com luzes LED Day Running Light. Na versão avaliada a Privilége, mais completa, os faróis Xenon agora também são de série. Na traseira o novo layout nas lanternas e luzes de LEDs, dão mais personalidade ao modelo, principalmente a noite.

Para incrementar ainda mais seu estilo, o sedã ganhou uma nova cor de lançamento, o Preto Ametista, cono o modelo avaliado, presente em diversos produtos das grifes mais famosas do mundo todo.

Outro destaque do Novo Fluence 2015 é o inovador sistema multimídia R-Link, disponível nas versões Dynamique CVT Plus e Privilège. Composto por uma tela de 7 polegadas multitoque, recurso semelhantes aos tablets e smartphones, o sistema dá acesso as informações como o GPS, visualização das imagens da câmera de ré, rádio, e a novidade, o comando de voz para realizar chamadas por telefone.

Os quatro airbags, frontais e laterais na versão Dynamique e os seis airbags, sendo frontais, laterais e tipo cortina na versão Privillège, garantem a segurança de motoristas e passageiros, juntamente com os freios ABS equipados com assistência de frenagem de urgência AFU, a distribuição eletrônica de frenagem EBD e o controle de tração ESP.

O prazer em dirigir é evidenciado com o já conhecido motor 2.0 16V Hi-Flex que desempenha 143 cavalos de potência se abastecido com etanol e 140 cavalos de potência quando abastecido com gasolina. Segundo pesquisa do INMETRO o consumo com etanol na cidade é de 5,9 km/l e 7,5 km/l na estrada enquanto com gasolina 8,6 km/l em vias urbanas e 10,9 km/l em rodovias.

O câmbio CVT X-Tronic, de seis velocidades, disponível em três versões, proporciona uma troca de marchas com suavidade, sem trancos. Mas quem não abre mão da troca de marchas manualmente o câmbio CVT X-Tronic também permite passar marchas no modo sequencial mas falta a opção de borboletas no volante. A versão que testamos a Privilège CVT custa R$ 84.390, as demais versões o de entrada Dynamique M/T: R$ 68.290, Dynamique CVT: R$ 73.290, e Dynamique Plus CVT: R$ 76.290.