O primeiro casamento homoafetivo com bênção católica no Brasil será celebrado em Alagoas, na noite desta sexta-feira (23), por Dom Fernando Pugliese, Bispo Chanceler da Igreja Católica Brasileira. A cerimônia, que vai unir Otávio Oliveira e Allan Rocha, será tradicional e seguirá todos os ritos e dogmas religiosos. Os noivos se declaram cristãos e estão juntos há quase seis anos. Nós sempre vimos nossos familiares se casando e, pela fé em Deus, também queríamos a bênção para o nosso casamento. Conversamos com o bispo Pugliese, ele disse que iria consultar a Igreja Católica Brasileira e eles aceitaram o pedido. Sabíamos que essa Igreja tinha uma abertura maior, mas ainda assim foi um desafio porque nunca havíamos visto outro casamento homoafetivo com bênção católica no Brasil, conta Oliveira.

Ele disse que a união aprovada pela Igreja representa uma grande conquista para o movimento LGBT no país e também em Alagoas. “Eu sempre fui um militante da causa LGBT e queria que essa minha conquista se tornasse mais uma abertura de portas para os outros homossexuais. Meu desejo é que eles possam exercitar a sua fé, porque Deus é para todos. Como cristão, eu sempre quis provar isso. Espero que a classe se sinta mais encorajada”, ressalta.

Para Dom Fernando Pugliese, é uma honra realizar a cerimônia, pois, segundo ele, o fato de os noivos terem solicitado a cerimônia na Igreja é um gesto de humildade e de devoção a Deus.

O bispo é conhecido por ser defensor de temas polêmicos, como a defesa da teoria de que Jesus teria sido um extraterrestre. De acordo com Pugliese, a Igreja deve se adaptar às inovações da sociedade e sua decisão foi tomada conscientemente, sendo respeitada por toda a Igreja Católica Brasileira. “Qualquer coisa contrária a minha decisão, vou caracterizar como sendo um ato homofóbico”, afirmou o bispo. O evento vai acontecer no Buffet Chez Marie, no bairro do Barro Duro, a partir das 20hs e contará com a presença de defensores dos Direitos Humanos e das causas LGBT.