O Estádio Durival de Britto e Silva, conhecido como Vila Capanema, completa 68 anos de existência nesta sexta-feira (23). Inaugurado em 1947, o local já foi palco de uma Copa do Mundo (1950) e chegou a ser o terceiro maior estádio do país quando nasceu, com capacidade inferior apenas ao Pacaembu, em São Paulo, e São Januário, no Rio de Janeiro.

Na Copa do Mundo de 1950, o estádio foi palco para os confrontos entre Espanha e Estados Unidos, no dia 25 de junho (vitória dos espanhóis por 3 a 1) e entre Suécia e Paraguai, no dia 28 de junho (2 a 2). Naquele mesmo ano, o Clube Atlético Ferroviário também fez festa na Vila Capanema, após vencer o Coritiba na final do Campeonato Paranaense.

Em 1971, o Ferroviário se fundiu com outros dois clubes e deu origem ao Colorado Esporte Clube, novo dono do estádio no bairro que hoje se chama Jardim Botânico. Em 1989, porém, o Colorado se fundiu com o Esporte Clube Pinheiros. Nascia então o Paraná Clube, mudava também novamente o dono da casa.

Em 1993, a Vila Capanema voltou a ser palco de comemoração de título, quando 16 mil torcedores viram o Tricolor derrotar o Matsubara e conquistar seu segundo título de campeão paranaense. Entretanto, dez anos depois, com a criação do Estatuto do Torcedor, o Durival de Britto acabou ficando de lado e o Paraná Clube começou a mandar seus jogos no Pinheirão, utilizando a antiga casa apenas para treinamentos e partidas das categorias de base.

A torcida paranista, porém, ainda sentia que a Vila Capanema era a sua casa. Por isso, em 2005 teve início a campanha Vila, Tá na Hora!. Iniciou-se, então, uma série de obras de revitalização, ampliação e de adequação do estádio, com a construção da curva norte e de 72 camarotes. O estádio foi reinaugurado em 2006, e já em 2007 voltou a ser palco de uma partida internacional, por conta da classificação do Paraná para a Copa Libertadores da América. Naquele ano a Vila também foi palco de sua última final do Campeonato Paranaense, quando o título acabou ficando com o Paranavaí.

Que em 2015 todos os tricolores possam assistir e aplaudir de pé muitas vitórias, importantes conquistas, belas jogadas e gols, inúmeros gols! Que este ano, seja o ano do Paraná Clube e a Vila Capanema, com certeza, será palco de mais importantes capítulos, que se somam a tradição do Paraná Clube fazendo parte de sua história, escreveu o clube em seu site oficial.