A Urbs, que gerencia o transporte coletivo de Curitiba, irá cadastrar carros particulares para atuar com transporte alternativo durante a greve, anunciada pelo Sindimoc (sindicato dos trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba) para iniciar nesta segunda-feira (26). Além do transporte alternativo, 200 carros oficiais serão colocados à disposição da Urbs para fazer transporte alternativo. Os carros da frota municipal farão transporte gratuito.

O cadastramento será aberto às 6 horas da segunda-feira, na Área de Inspeção e Cadastro, que fica na ala ferroviária, na ponta interna da Rodoviária. O transporte alternativo será autorizado enquanto durar a paralisação e os cadastrados estão autorizados a cobrar R$ 6 por pessoa, sem mudança deste valor.

Para fazer o cadastro é preciso apresentar documentos pessoais (RG e CPF, carteira de motorista) e do veículo, que devem estar em dia com as exigências do trânsito. O carro será submetido a uma rápida vistoria e, se autorizado, receberá um cartaz identificando tratar-se de veículo autorizado pela Urbs. O cartaz deverá ficar em lugar visível para a fiscalização e para o usuário.

Taxistas interessados em fazer transporte alternativo também poderão se cadastrar. Da mesma forma, o táxi deverá colar o cartaz de veículo autorizado pela Urbs a fazer transporte alternativo e não poderá ligar o taxímetro, cobrando R$ 6 por pessoa.

Os veículos particulares e táxis que fizerem transporte alternativo e estiverem cadastrados têm autorização da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) para usar as canaletas do sistema expresso.

Os táxis que optarem por continuar usando o táxímetro não poderão cobrar nenhum centavo a mais do que a tabela e não poderão circular nas canaletas. Os preços do táxi estão em tabela afixada no vidro da porta de trás do carro e podem ser conferidos pelo usuário. Qualquer denúncia ou reclamação deve ser feita pelo 156.

A distribuição dos carros de transporte alternativo será feita levando em conta os pontos de maior concentração de usuários e também regiões conhecidas pelo motorista.

Os carros do transporte alternativo vão passar próximo às estações-tubo e estão autorizados a entrar nos terminais de transporte, se não houver ônibus. É extremamente importante que os usuários redobrem a atenção no deslocamento dentro dos terminais e no entorno, para evitar acidentes.