RIO DE JANEIRO, RJ – Passageiros de um trem da Supervia se sentiram mal após ficarem por cerca de 40 minutos trancados dentro de uma composição sem luz e ar condicionado nas proximidades da estação de Deodoro, na zona norte do Rio de Janeiro. Os usuários tiveram que forçar as portas para saírem dos vagões.
De acordo com os passageiros, o trem que seguia para a Central do Brasil começou a apresentar problemas após passar pela estação de Campo Grande, na zona oeste. Ao chegar próximo a estação de Deodoro, a viagem foi interrompida. Passageiros foram obrigados a acionar o sistema de emergência dos vagões e tentaram arrombar as portas.
Segundo Fernanda Cardoso de 65 anos que estava no trem, após a composição parar foi desligado o sistemas de ar condicionado e a iluminação dos vagões.
“O trem estava lotado. Ficou muito calor e muitas pessoas começaram a passar mal. Ficamos sem nenhuma informação por cerca de 40 minutos até que alguns passageiros tiveram que arrombar a porta para sair.”
A Supervia não informou o motivo da pane no trem.
Outro problema envolvendo a Supervia ocorreu no dia 5 de janeiro onde pelo menos 229 pessoas ficaram feridas em uma batida envolvendo dois trens. Devido a este acidente a empresa foi autuada pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do Procon.
O choque ocorreu no ramal de Japeri, na altura da estação Presidente Juscelino, em Mesquita, Baixada Fluminense. Segundo o Procon, “a operacionalização do sistema de trens urbanos não deveria permitir que um se chocasse com um outro parado”.
Com a autuação, a Supervia terá um prazo para apresentar defesa sua defesa ao órgão. Caso a defesa não seja aceita pelo Departamento Jurídico do Procon, a concessionária será multada. De acordo com a nota, “o valor será calculado a partir do relatório econômico e com base na receita bruta da concessionária dos últimos três meses”.