RIO DE JANEIRO, RJ – A Polícia Civil do Rio anunciou que vai realizar uma reprodução simulada do caso da morte do ex-comandante da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) de Nova Brasília, o capitão Uanderson Manoel da Silva. Ele foi baleado por um tiro de fuzil durante uma troca de tiros no Complexo do Alemão, zona norte da cidade.
A principal linha de investigação é de que o disparo que atingiu o oficial teria partido de outro militar, segundo matéria publicada na edição desta semana da revista “Veja”.
De acordo com a reportagem, até mesmo o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, já foi informado de que a bala que alvejou o comandante debaixo do braço e atravessou seu peito foi disparada por um policial militar. O capitão foi o primeiro comandante de UPP a ser morto.
Segundo a “Veja”, o disparo teria sido acidental e o erro teria sido provocado por falta de treinamento. Já a assessoria de imprensa da Polícia Civil não comentou as linhas de investigação e apenas informou que o inquérito está em andamento.
O capitão Silva estava sem colete à prova de balas quando foi atingido. Segundo a coordenação das UPPs, PMs disseram que foi opção de Silva sair às pressas e sem colete para ajudar uma equipe que pediu reforço. O militar foi baleado em uma troca de tiros numa região conhecida como largo do Vivi, no Alemão.
Ele chegou a ser levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro, mas morreu enquanto passava por uma cirurgia.