Representates da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) se reúnem hoje com o secretário de Estado Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini, para tratar de assuntos sobre o setor. O encontro acontece no gabinete da secretaria, às 14 horas.

Orla
Até a semana que vem, devem começar as obras de revitalização da orla de Caiobá, em Matinhos, Litoral do Estado. A autorização foi assinada pelo governador Beto Richa na sexta-feira. As obras devem durar cerca de 12 meses. Será revitalizada a avenida Atlântica, em três quilômetros, entre a avenida Augusto Blitskow e canal da avenida Paraná. As obras incluem pavimentação, substituição de luminárias, construção de calçadas, implantação de postes e pontos de ônibus, plantio de grama e sinalização. A obra recebe investimentos de R$ 7,2 milhões, feitos com recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), do governo estadual. A obra só pode começar depois da liberação da Secretaria do Patrimônio da União, em Brasília.

Manifestações
A sexta-feira passada foi o dia nacional de lutas contra o aumento da tarifa. Em diversas cidade onde o Movimento Passe Livre (MPL) se organiza aconteceram manifestações, inclusive em Curitiba. O Coletivo Tarifa Zero Curitiba organizou uma aula pública na Boca Maldita para mostrar à população como é tratado o serviço na Capital e como se dá o aumento das tarifas.

Embaixador da Polônia
O Museu do Holocausto de Curitiba, único do gênero no país, recebe amanhã, às 16h30, o embaixador da Polônia, Andrzej Braiter, que estará na cidade a convite do Consulado-Geral. O embaixador será acompanhado pelo cônsul-geral Marek Makowski e por representantes do Ministério das Relações Exteriores da Polônia. A comitiva polonesa será recebida pela coordenação do Museu e pelos presidentes da Comunidade Judaica e da Federação Israelita do Paraná (FEIPR), Charles London e Ari Zugman, respectivamente.

Holocausto
A visita faz parte da data lembrada mundialmente — criada em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas — que marca o dia em que tropas soviéticas libertaram o complexo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau, na Polônia, em 1945. Em 2015, serão lembrados os 70 anos de liberação do campo, que se tornou símbolo da barbárie humana.

Floreiras
As floreiras e manilhas instaladas sob o viaduto do Capanema, próximo à Rodoferroviária, foram preenchidas com duas espécies de plantas que não exigem irrigação permanente e são adeptas em locais com meia-sombra. Após a transferência de famílias indígenas que estavam abrigadas sob o viaduto, a Prefeitura colocou as floreiras para ocupar o espaço (que gera perigo, como de atropelamento para quem fica no local) e também serviu para humanizar o espaço, evitando a permanência de usuários de droga e pessoas em situação de rua no local. A Guarda Municipal está no local em período de 24 horas, mantendo o Módulo Móvel durante o dia e viatura no período da noite.

Veto (I)
O prefeito Gustavo Fruet vetou integralmente o projeto de lei (substitutivo geral 031.00011.2014), que previa a divulgação, pela Prefeitura de Curitiba, do resultado da análise da água de lagos e rios da cidade. A proposta foi apresentada pelo vereador Bruno Pessuti (PSC) e aprovada na Câmara Municipal em votação no dia 8 de dezembro do ano passado. A manutenção ou derrubada do veto será analisada pelo plenário no retorno das sessões, em fevereiro.

Veto (II)
Os vereadores de Curitiba terão 30 dias, a partir de 2 de fevereiro, para decidirem se manterão ou derrubarão dois vetos do prefeito Gustavo Fruet a dois artigos da lei 14.596/2015 (projeto de separação de lixo). Se o prazo não for cumprido, a matéria passará a trancar a pauta da Câmara Municipal, impedindo que outros projetos sejam votados até a análise dos vetos pelo plenário. O Executivo manteve cinco dos sete artigos da lei 14.596/2015, respeitando a recomendação de sacos plásticos pretos para lixo orgânico.

O PMDB
Um estudo realizado pela consultoria do Senado sobre o comportamento dos partidos em votações na legislatura 2011-2014 mostra que a base de apoio ao governo se comportou de maneira pouco coesa nesses quatro anos. O PMDB, principal aliado do Planalto e legenda do vice-presidente, Michel Temer, é o partido com perfil mais heterogêneo. Apesar de o levantamento indicar que majoritariamente o PMDB acompanhe a agenda governista, há senadores da legenda que se posicionam predominantemente contra o Planalto.

Em alta
O índice de MORTALIDADE INFANTIL em Curitiba encerrou 2014 no menor nível da história do município: 7,7 óbitos para cada mil nascidos vivos, uma redução de aproximadamente 20% em dois anos. Entram para o cálculo da mortalidade infantil os óbitos de crianças com até 1 ano de idade.

Em baixa
À zero hora de ontem entraria em operação o radar instalado pela Setran na RUA GENERAL MARIO TOURINHO, 2.489, no bairro Seminário, próximo ao acesso do Parque Barigui. A Setran constatou que muitos veículos desenvolvem velocidade acima do limite de 60 km/h.