O Ministério da Educação divulga hoje a relação dos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Paraná, onde são oferecidos mais de 11 mil vagas pelo Sisu em diversas instituições públicas e privadas, mais de 150 mil candidatos estão na expectativa de uma vaga. A universidade com mais candidatos é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que teve o recorde de 85.873 inscrições de todo o País.
A marca anterior da UFPR — na seleção de 2014 — foi de 67 mil inscritos. Neste ano, a instituição deixou de adotar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte da nota do processo seletivo para ampliar a oferta de vagas pelo Sisu. Ao todo, os candidatos puderam optar por 103 cursos, com 1.977 vagas e distribuídos em cinco cidades.
“Ainda estamos nos adaptando ao Sisu e a tendência é que nos próximos anos permaneça a proporção de 70% sendo ofertadas pelo nosso processo seletivo e os outros 30% pelo Sistema”, afirma coordenador Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, Mauro Belli. Segundo ele, esta é uma forma de otimizar a ocupação das vagas disponíveis na universidade.

Nas universidades estaduais do Paraná, o número de inscritos ultrapassou a marca de 64 mil inscrições para disputar cerca de quatro mil vagas ofertadas. Entre as instituições estaduais de ensino superior que aderiram ao Sisu a pioneira foi a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em 2014. Neste ano, a instituição recebeu 28.461 inscrições.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) oferece todas as suas 4.281 vagas nos cursos de graduação por meio do Sisu. Ao todo, são ofertados 105 cursos nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnologia distribuídos nos 13 câmpus da Instituição.
Os candidatos que não forem selecionados, poderão ainda participar da lista de espera, de hoje a 6 de fevereiro.