Os românticos mais antigos vão lembrar de Gary Grant e Deborah Kerr, vivendo uma história de amor no alto do Empire State Building. Os românticos mais atuais, do casal Tom Hanks e Meg Ryan. Dois longas metragens que tiveram como cenário uma das principais atrações da cidade.

O edifício mítico de Nova York vai realizar sua 21ª. edição do casamento de 100 duplas de enamorados no dia 14 de fevereiro, dia de Saint Valentin, festejado nos Estados Unidos como o santo cupido.

Para ter direito à cerimônia especial, é preciso ter mais de 18 anos e obter uma licença de casamento válida no Estado de Nova York. O acesso ao Observatório é gratuito e a cerimônia é privativa no alto da torre mais famosa do país.

De quinta a sábado à noite, entre 21h e 1 h da manhã, um saxofonista estará executando músicas famosas de filmes, e sempre será possível fazer um pedido especial.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

No terraço do hotel, o bar que abre horizonte para a noite de Dubai

360º DE PAISAGEM
Situado no coração de Manhattan, o Empire State Building, construído em 1929, oferece uma vista panorâmica de 360º sobre a cidade e arredores, sem esquecer do Central Park. Cinco entre os 100 casais do dia 14 de fevereiro poderão ganhar uma viagem de lua de mel em Aruba, Caribe, com hospedagem de seis dias e cinco noites no Brickell Bay Beach Club. Incluindo as passagens aéreas.

Situado em Palm Beach, o hotel tem 98 quartos e suítes, com espaço Bem Estar, — The Orchid Spa –, piscina externa com bar e sala de esportes. Veja – e faça inscrição – no esbnyc.com.


O sheik de hoje, junto ao pai, em 1950.Um rico futuro para uma aldeia de pescadores

CARNAVAL EM DUBAI
Uma ótima opção. Agora é inverno e as temperaturas oscilam entre 25º C e 30º C, o que é mais do que agradável. Dá para curtir praia, piscina, lazer, vida noturna. Temperaturas bem diferentes daquelas de 50º C que costumam acontecer nos meses de calor. As operadoras nacionais colocaram no mercado pacotes para aproveitar os feriados carnavalescos, em um ambiente bem diferente do nosso. 66% da população mundial está distante apenas 8 horas de Dubai. Para nós brasileiros, a distância, em voo direto, corresponde a 15 horas, entre São Paulo-Dubai ou Rio de Janeiro-Dubai.

Só o Dubai Mall já é atração suficiente para uma viagem de Carnaval. Recebendo 65 milhões de visitantes ao ano, é o maior shopping do mundo, instalado na base do mais alto edifício do mundo, o Burj Khalifa.É o primeiro destino de compras do planeta e recebe mais turistas anualmente do que Nova York.

A fonte interna é uma das atrações do shopping, junto com a pista de patinação no gelo.Mas é o aquário que chama mais atenção. Quem gosta de explorar o mundo das águas pode mergulhar com os tubarões no Aquário de Dubai no Centro Comercial ou na Lagoa dos Tubarões, no Atlantis.

Com 828 metros, o Burj Khalifa tem o posto de observação mais elevado do globo e o terraço ao ar livre no 124º andar oferece vista de 360º da cidade. O elevador expresso transporta os visitantes na velocidade de 10 metros por segundo.


No museu de Dubai, montagens reproduzem o que foi a cidade-Estado há 40 anos

ATMOSFERA ÁRABE
Bom mesmo é se hospedar em um hotel que tenha algum clima árabe, junto com todas as comodidades modernas. One & Only, Arabian Court, é boa escolha. Tem vários restaurantes de culinárias internacionais, bares diversos, três tipos de hotéis no mesmo terreno e oferece piscinas externas e uma praia para melhor apreciar o pôr do sol. Na Brasserie, desde o café da manhã, que pode ter champanha e salmão defumado todos os dias, sempre há pratos da culinária árabe. O que se repete no buffet do almoço e do jantar, garantindo sabores e temperos únicos, ao lado de grelhados, assados e culinária de vários países.

Na piscina, pequenos detalhes que importam: serviço de água gelada constante, toalhinhas de água fria para refrescar, limpeza dos óculos de sol. Sempre atentos, os funcionários se esmeram em bem servir. Na praia, uma ilha de bebidas e alimentação fica disponível até que o sol desapareça no horizonte.


A parte “antiga” de 40 anos e sua rua de mercado típico

UMA TRADIÇÃO MILENAR, UMA HISTÓRIA RECENTE
O mais importante de Dubai é saber que em apenas 40 anos ( quarenta anos, e não séculos), tudo surgiu da areia. E do petróleo. Hoje Dubai inaugurou mais um terminal de passageiros que chegam nos cruzeiros marítimos, podendo atender até 14 mil turistas ao dia. O porto é o terceiro de Dubai. E o maior do mundo. Com 28 mil metros quadrados, é o mais recente empreendimento em Mina Rashid – The Dubai Cruise Terminal.

O novo terminal de passageiros faz parte do projeto de infraestrutura do Departamento de Turismo de Dubai, que espera receber 20 milhões de turistas ao ano, até 2020. O terminal vai permitir o atendimento de 2 milhões de passageiros ao ano.

SOUKS – O MAPA DA MINA
Uma das grandes atrações para compristas ou não, é o souk. Há mercado de ouro, de temperos, há mercado de tecidos. Se for visitar o mercado do ouro, pergunte antes no hotel qual o preço do dia para o ouro. Porque qualquer peça será sempre vendida por peso, seja ouro ou prata.


Os barcos-táxi – abra – continuam em serviço e atraem turistas

UM CARNAVAL DIFERENTE
Aproveite para conhecer os ícones da arquitetura moderna, que marcam o horizonte futurístico da cidade-Estado. Visite Atlantis, The Palm, The Lost Chambers e faça uma viagem no moderno monorail Palm Jumeirah. Veja os contrastes entre o comércio de Dubai Mall, requintado e elegante, com o Souk Al Bahar. Conheça a Marina de Dubai, com horizonte de grande edifícios e uma oferta de bares e restaurantes, passeios de barco e lanchas.

PARQUES AQUÁTICOS
Dubai tem três parques aquáticos de destaque: Aquaventure no Atlantis the Palm, que ocupa 42 acres de área, com lagoa de tubarões e um toboágua de 27,5 metros de altura, no alto de uma estrutura em forma de pirâmide.

Wild Wadi fica em frente ao Burj Al Arab e oferece o Tartrum Alley, com dois escorregadores de água emocionantes e três tornados. Splashland fica perto do Dubai Creek, ideal para crianças, com descidas de água, twisters, um rio tranquilo e uma piscina para atividades.

É possível fazer um splash course no Dubai Dolphinarium, aprendendo sobre golfinhos, focas e outros espécimes marinhos. O Creek Park tem ar condicionado , com shows diários a partir das 11 horas. Menos aos domingos. Uma boa opção para se divertir com a família.

Na Dolphin Bay do Atlantis the Palm é possível nadar com os golfinhos em três programas: encontro com os golfinhos, aventura com os golfinhos e royal swim. Os visitantes também podem mergulhar na Lost Chambers, com seus 11.5 milhões de litros de água da Ambassador Lagoon, para nadar com tubarões, raias e outras raridades dos oceanos.


Marina de Dubai, o bom lugar para encontrar restaurantes, bares, passeios de barco

TRANSPORTE
Dubai não é uma cidade grande. Com menos de 50 quilômetros entre Deira , o nordeste e Jebel Ali, a distância toda pode ser coberta com uma hora de carro. Mesmo assim, o emirado desenvolveu – e desenvolve – um elaborado sistema de metro, tornando muito fácil para o visitante conhecer todas as suas atrações.

Para cruzar Dubai Creek é interessante utilizar o barco abra, os famosos táxi de água no velho estilo. Há quatro estações: Bur Dubai, Old Souk, Spice Souk e Sabkha. Vá para qualquer delas, pague 1 AED e faça trajeto de cinco minutos até a outra margem.

Dubai Ferry tem duas rotas. O novo serviço atende Dubai Marina, The Palm Jumeirah, Dubai Creek e a costa de Jumeirah. Os bilhetes podem ser comprados a bordo e custam AED 50 para a classe prata e AED 75 para a classe ouro, para adultos. Os ferries partem às 5, 7 e 9pm diariamente.

O metro tem na Linha Vermelha, com 29 paradas, a melhor opção para o turista. Descendo na estação Dubai Marina, a visita é para o Dubai Marina Mall. Uma caminhada leva ao The Walk JBR, mercado de rua e à Jumeirah Beach. Na estação Mall of the Emirates, os caminhos levam para o grande shopping, onde está o Ski Dubai e seus esportes de inverno. A opção depois é pegar um táxi para o Burj Al Arab, o Wild Wadi Waterpark e o shouk Madinat Jumeirah.


Cascata dentro do Dubai Mall, um ponto para boas fotos

Mas é na estação Union Square, mudando da linha vermelha para a Linha Verde, que o visitante conhece a Heritage & Diving Village, a casa do Sheik Saeed Al Maktoum, o souk dos Tecidosurj Khalifa, ou se pega um ônibus para uma viagem curta, ou se faz a caminhada até o Dubai Mall, Burj Khalifa, The Dubai Fountain.

Os táxis têm tarifas razoáveis, embora muitas vezes, no meio da corrida, o chofeur troque a bandeirada, o que acrescenta outra tarifa . Um truque antigo e pouco inteligente. Basta acenar para o táxi vazio, mas é mais fácil chamar 04-2080808 para marcar hora com antecedência, ou para atendimento imediato.

Water táxis luxuosos, com ar condicionado, também podem ser alugados. Operam desde Dubai Festival City, aos pés do Dubai Creek, até Jebel Ali Golf Resort & Spa, junto da fronteira com Abu Dhabi, parando no caminho para visitação das atrações. As tarifas iniciam em AED 55 e podem chegar a AED 570, dependendo da duração do passeio. O custo é pela embarcação, e não por passageiros. Cada taxi pode transportar até 11 pessoas. Ligue para 800 9090 ou visite o site www.rta.ae para maiores informações.


Música típica no restaurante marroquino do hotel

UMA EXPERIÊNCIA NOVA
Faça um passeio de aventura pelas dunas do deserto, para depois apreciar o cair do sol. E curta um jantar à luz das estrelas, em um campo de beduínos em plena areia.

Caminhe pela área de Dubai creek e a velhacidade de Dubai (quarenta anos!). Visite o museu que conta a história de quatro décadas de sucesso econômico e desenvolvimentista. Conheça as Wind Towers, que no passado eram o ar condicionado da época.

Para ter uma noção de tudo, suba no Burj Khalifa. Ou faça um tour que inclua a mesquita Sheikh Zayed. Veja a Dubai Fountain, a mais alta fonte de águas dançantes, que sobem até 150 metros. A atração segue o ritmo de músicas selecionadas, entre peças clássicas ou contemporâneas, do mundo árabe ou música de todo planeta. Incluindo Com te Partiró, cantada por Andrea Bocelli.

Tome um chá no primeiro ícone da cidade, o hotel Burj Al Arab e aprecie o luxo das instalações. Se preferir, veja a cidade do alto, nos céus, com um voo Seawings.

Pratique esqui nas dunas do deserto. Ou vista roupas de inverno para esquiar na neve artificial do Ski Dubai. São experiências diferentes, para sempre serem lembradas. As pistas do primeiro ski resort do Oriente Médio oferece divertimento em snowboarding, esqui, tobogã em neve verdadeira. Há cinco pistas com dificuldades diferentes. A mais longa tem 400 metros com descida de 60 metros. Principiantes têm orientação para as pistas menores.


No maior shopping do mundo, os tubarões são atração no Aquário. O Dubai Mall recebe mais visitantes ao ano do que Nova York.

Passe uma noite em tenda no deserto. Um safari para não ser esquecido. Ou visite Al Ain, a cidade jardim dos Emirados Árabes. Não deixe de experimentar o chocolate feito com leite de camelo. Compre jóias no Gold Souk. Ou pelo menos, temperos exóticos no Spice Souk.

E, claro, atravesse Dubai Creek com um barco dhow, ou nos táxis abra, que repetem uma tradição do passado, quando Dubai era apenas um povoado de pescadores e comerciantes de pérolas. Hoje Dubai se prepara para receber a Expo 2020, internacional. E mantém um acordo bilateral com a China, que alcançou em 2013 36,5 bilhões de dólares em 2013. No momento existem mais de 2.500 companhias chinesas associadas como membros à Câmara de Comércio de Dubai. 18% surgiram em apenas dois anos.

Vá curtir o reinado de Momo na cidade que já vive o futuro. Tudo vai valer a pena.