SÃO PAULO, SP – O Kosovo enfrenta protestos violentos nesta terça-feira (27), em um dos principais momentos de instabilidade desde a declaração de independência do país, em 2008.
Em Pristina, capital do país, uma manifestação reuniu cerca de 2.000 pessoas. Segundo a Associated Press, confrontos entre manifestantes e agentes da polícia deixaram ao menos 80 feridos, dentre os quais 50 policiais, além de 150 detidos.
Manifestantes arremessaram pedras e coquetéis molotov contra policiais, além de incendiar lixeiras. As forças de segurança, por sua vez, utilizaram gás lacrimogêneo e balas de borracha para reprimir a manifestação.
Os protestos, organizados por partidos da oposição, começaram na semana passada, após declarações feitas por um ministro e por conta de um recuo do governo sobre o destino de um complexo de mineração.
Funcionários do governo acusam a oposição de incitar tensões interétnicas e de tentar tomar o poder por meio da força.
No início do mês, o ministro Aleksandar Jablanovic, membro da etnia sérvia, classificou como “selvagens” membros do grupo étnico albanês que atacaram um ônibus com sérvios no Kosovo.
A declaração gerou revolta entre opositores, que pedem a exoneração do ministro. Jablanovic pediu desculpas pela declaração e disse que foi mal interpretado pela imprensa.
Outro episódio que deu início aos protestos foi o recuo do governo kosovar em uma disputa sobre o complexo de mineração de Trepca, que é administrado por um órgão privado criado pelas Nações Unidas.
O governo do primeiro-ministro Isa Mustafa havia tentado tomar controle sobre a mina, mas recuou após uma resposta incisiva da Sérvia, que alega possuir 75% do complexo. Embaixadas de países ocidentais pressionaram o governo pelo recuo por receios em relação à já frágil relação entre os dois países.
O Kosovo rompeu com a Sérvia após um processo de limpeza étnica da minoria albanesa, que deixou cerca de 10.000 mortos entre 1998 e 1999. A violência cessou após a intervenção de tropas da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
O Kosovo declarou sua independência em 2008, a qual foi reconhecida por mais de cem países, mas não pela Sérvia.