O aumento no nível do mar nas últimas duas décadas parece ser maior do que o estimado por órgãos oficiais anteriormente. Pesquisadores de universidades norte-americanas reanalisaram dados climáticos dos últimos séculos com o estudo Reanálise probabilística do aumento no nível do mar no século XX, publicado na revista científica Nature. Dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) utilizavam como base uma elevação anual de 1,5 mm ao ano para o período de 1901 a 1990. Após este período, o aumento passou a ser de três milímetros ao ano entre 1990 e 2010. No entanto, as análises recentes feitas pelos norte-americanos, que consideraram os registros feitos por 600 medidores de maré, identificaram que a média no aumento dos níveis do mar no início do último século era de 1,2 milímetros, caracterizando um crescimento ainda maior nos últimos anos. A descoberta reforça o sinal de alerta. Segundo os pesquisadores, o degelo das calotas tem sido cada vez mais rápido.

2014 foi, oficialmente, o ano mais quente já registrado
Ainda falando sobre mudanças climáticas, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) divulgou, na última semana, que a Terra teve o ano mais quente desde o início dos monitoramentos climáticos, em 1880. A informação foi confirmada pelos cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). Segundo a Nasa, dos dez anos mais quentes, nove deles ocorreram depois de 2000, demonstrando uma tendência contínua em um aquecimento de longo prazo. Desde 1880, a temperatura média da Terra já aumentou 0,8 graus Celsius. Os cientistas apontam como principal causa o crescimento nas emissões de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono, liberado na atmosfera em consequência humana.

Redução do consumo de energia em prédios públicos
O consumo de energia em prédios públicos do país será verificado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Chamada pública aberta até o dia 27 de fevereiro convoca instituições públicas de todas as esferas para enviar os dados de gastos com eletricidade dos edifícios que ocupam. O objetivo é identificar o quanto o investimento em eficiência energética pode contribuir para a redução de gases de efeito estufa gerados pelo setor governamental. Até o momento, foram encaminhadas as informações de 81 edifícios espalhados por todo o território nacional. A meta é receber formulários de 300 edifícios. Os dados são confidenciais e serão usados apenas para analisar o padrão de consumo de energia nas edificações públicas.

Participe
A chamada pública faz parte do projeto Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil, executado pelo MMA em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês). O objetivo da ação é contribuir com a economia de até 4 milhões de MWh de eletricidade nos próximos 20 anos, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 2 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2eq).

Descubra quantos anos o seu cachorro tem de verdade
A revista americana BBC News acaba de criar uma ferramenta que ajuda a descobrir a idade dos cachorros. Isso porque os cães envelhecem em velocidade diferente de acordo com a raça e o estágio da vida. A calculadora foi desenvolvida com base em estudos científicos e tem uma base para efetuar os cálculos de cada raça. Os dois primeiros anos de vida são equivalentes a 12,5 anos para cães pequenos, 10,5 anos para cães de médio porte e 9 anos para cães de grande porte. A partir do terceiro ano, a relação muda. Para cada ano humano a idade dos animais pode ser multiplicada de 4,3 até 13,4 anos, dependendo da raça do animal.

O sistema não consegue calcular a idade estimada para cães sem raça definida. No entanto, eles vivem 1,22 ano a mais do que os cães de raça do mesmo porte. Acesse e confira a idade do seu cãozinho http://www.bbc.com/news/magazine-22479412

Conheça o Cânion do Quartelá
Com mais de 790 hectares, o Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais, tem como principal atrativo o sexto maior em extensão do planeta, o Cânion do Rio Iapó. O parque é uma ótima opção de lazer para as férias. No local os visitantes podem observar e aprender sobre os patrimônios espeleológico (cavernas), arqueológico e pré-histórico. Também existem cachoeiras, cânions, pinturas rupestres e trilhas de diferentes níveis de dificuldade e que permitem ao visitante contato direto com a natureza. O Parque Estadual do Guartelá é uma Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Ecodesign Social
O Shopping Mueller apresenta de 27 de janeiro a 1º de março a exposição fotográfica que retrata o resultado final e todas as etapas do Projeto Mueller Ecodesign Social. Aberta ao público no Piso Cinemas do mall, o projeto beneficiou uma das unidades de atendimento a crianças assistida pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS), renovando e aprimorando a infraestrutura local. Para a missão da reforma, além da parceria de diversas empresas que contribuíram financeiramente ou com as doações de materiais, foram convidados profissionais de nove escritórios de arquitetura e de design de interiores da capital paranaense – cada um responsável por um ambiente. Mais informações www.shoppingmueller.com.br