SÃO PAULO, SP – Quatro vezes campeão mundial, Sebastian Vettel por pouco não deixou a F-1 no ano passado antes de decidir trocar a Red Bull pela Ferrari.
A revelação foi feita por seu ex-chefe no time austríaco, Christian Horner, que revelou que o piloto alemão ficou decepcionado com a mudança no regulamento da categoria, que abandonou os motores V8 e os trocou pelos V6 turbo no começo do ano passado.
“Seb não gostou das mudanças. Ele não gostou dos novos motores, da sensação do novo sistema, das unidades de potência, do novo freio, da falta de carga aerodinâmica”, enumerou o chefe da Red Bull.
Não por coincidência, em 2014 Vettel teve sua pior temporada na F-1 desde 2009, ano em que estreou pela equipe austríaca.
Pela primeira vez desde aquela temporada o alemão fechou um ano sem vencer ao menos uma corrida.
Vettel completou o Mundial na quinta colocação, atrás do companheiro de time, o australiano Daniel Ricciardo, que foi o terceiro, com três triunfos no ano -o tetracampeão fechou a temporada com apenas quatro pódios.
“Era fácil perceber que Seb não estava feliz. Ele estava preocupado e ainda viu seu parceiro vencer três corridas. Era como se alguém tivesse lhe roubado seu brinquedo favorito e demorou algum tempo para que ele se refizesse”, completou o dirigente.
“Ele passou por um período de desilusão com o caminho que a F-1 tomou. Houve um ponto no ano passado que ele ficou em dúvida se deixaria o esporte ou não, se estava conseguindo ter o mesmo nível de prazer ou não e se queria continuar”.
Apesar da desilusão, Vettel resolveu ficar na categoria, mas decidiu buscar um novo desafio ao trocar a Red Bull pela Ferrari, que atravessa uma má fase nos últimos anos.
A decisão, anunciada durante o final de semana do GP do Japão do ano passado, pegou a F-1 de surpresa.
Vettel fará sua estreia pela escuderia italiana no próximo domingo (1º), quando começa a primeira de três sessões de testes da pré-temporada da F-1, em Jerez, na Espanha.