KAIO ESTEVES ARAÇATUBA, SP – O forte calor em Araçatuba, cidade paulista acostumada a registrar altas temperaturas até mesmo no inverno, fez a polícia acionar um alerta para um tipo específico de crime: os furtos e roubos de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.

Só neste mês, foram registrados oito casos -incluindo uma tentativa- e a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) apura se há uma “onda de furtos” do gênero na cidade (a 527 km de SP). Entre os casos, um chamou a atenção. Um autônomo chegou a fingir uma suposta doença para furtar o ar-condicionado de um pronto-socorro. Não deu certo, pois acabou preso em flagrante no início de janeiro. O homem de 31 anos entrou na unidade de saúde reclamando de dores no corpo e foi levado a uma sala do prédio. Enquanto tomava soro em um dos quartos, ficou sozinho por alguns minutos e aproveitou o momento para retirar o aparelho da parede.

De acordo com a polícia, ele escondeu o objeto num lençol e, minutos depois, após ficar sozinho no quarto novamente, pulou a janela do prédio com o objeto na mão e tentou fugir correndo. O homem acabou preso pela Guarda Municipal de Araçatuba na saída do PS com o ar-condicionado nas mãos. Era um modelo split e o rapaz levou o aparelho sem o motor, provavelmente sem saber que não funciona sem o complemento. Após ser levado ao plantão policial, foi transferido para a cadeia de Penápolis, outra cidade da região porque não tinha dinheiro para pagar a fiança estabelecida -R$ 800. Os registros mais comuns, porém, são de furtos de vários objetos e dinheiro em que os ladrões levam também ventiladores -houve dois furtos de ar-condicionado.

ALTAS TEMPERATURAS

Araçatuba registra forte calor não só no verão. Neste ano, os termômetros passaram dos 38ºC algumas vezes. Para piorar, como todo o Estado, a cidade sofre ainda com a seca. Quem vai comandar as investigações sobre a suposta onda de furtos é delegado Paulo Natal. Segundo ele, no ano passado, houve casos isolados do tipo. “Mas agora, os bandidos estão incluindo o ventilador e o ar-condicionado nos bens a serem furtados das casas por conta do calor insuportável”, disse. Natal é delegado de polícia há mais de 15 anos e diz não recordar de casos como esses. “Eu não me lembro de ter visto ventiladores incluídos nos bens furtados por criminosos”, comentou.