ITALO NOGUEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ – O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), afirmou nesta quarta-feira (28) que vai propor a empresas, Poder Judiciário e municípios vizinhos a decretação de “férias coletivas” para reduzir o fluxo de pessoas durante os Jogos.
Um dos alvos do pedido do prefeito será o empresariado do setor imobiliário. A intenção é reduzir o ritmo das obras no entorno da região de competições na Barra para diminuir o fluxo de caminhões.
“Vamos conversar com algumas atividades econômicas para que deem algum tipo de férias coletivas. Não é possível que a as empresas do mercado imobiliário estejam a pleno vapor na Olimpíada. Principalmente naquela área do Parque Olímpico. Vou chamar presidentes de associações patronais para conversar sobre isso”, disse Paes.
Paes afirmou que decretará férias escolares nas duas semanas de duração dos Jogos, em agosto. E disse que vai pedir para que prefeitos da região metropolitana repliquem em suas cidades a programação, a fim de reduzir ainda mais o fluxo do trânsito no Rio.
O pedido de Paes vai chegar também até ao Judiciário. Ele afirmou que vai propor a criação de um recesso no meio do ano -a Justiça só paralisa suas atividades no fim do ano.