A partir de fevereiro, a tarifa do transporte coletivo terá um valor menor para quem pagar com cartão transporte. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Fruet durante a entrevista coletiva ontem. A definição da nova tarifa até o início da semana, explicou o prefeito, também vai permitir a adequação do sistema para uma antiga reivindicação da cidade: tarifas diferenciadas para quem paga com cartão e quem paga em dinheiro. Por isso peço aos curitibanos que façam seu cartão transporte, a primeira via é gratuita, porque isso vai permitir maior controle sobre os recursos, mais segurança para motoristas e cobradores e mais conforto, segurança e agilidade para os passageiros, afirmou.

O desconto na tarifa para quem pagar com cartão é parte do processo de modernização do cartão transporte, iniciado em agosto do ano passado com o lançamento do cartão avulso, a ampliação de um para 25 endereços de carga de créditos e adoção da exclusividade do cartão em 66 linhas de micro-ônibus, acabando com a chamada dupla função. Os próximos passos, em estudos, serão a ampliação dos pontos de carga por toda a cidade e o lançamento do cartão pré-pago.

O incentivo ao uso do cartão já ampliou de 53% para 57% o índice de passagens pagas com cartão transporte. Em agosto do ano passado, dos 25,6 milhões de passagens pagas no mês, 14,5 milhões foram pagas com cartão transporte e 11,4 milhões em dinheiro.