A 6ª Promotoria de Justiça de Foz do Iguaçu ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Paulo Mac Donald (PDT) e outros seis ex-secretários – dos quais quatro atuaram na Secretaria de Administração. O MP diz que teriam sido contratados, de forma irregular, 35 servidores na Secretaria de Saúde para cargos comissionados de assessoramento, como recepcionista, secretária, atendimento ao público, motorista, telefonista e almoxarifado. A natureza desses cargos, porém, deveria ser de provimento efetivo, ou seja, os servidores deveriam ter sido contratados por meio de concurso público específico, já que cargos em comissão destinam-se, exclusivamente, a atribuições de direção, chefia e assessoramento.

Verba
De acordo com a ação, ao contratarem os servidores em desacordo com o que prevê a Constituição, e liberarem aos servidores o pagamento de verba de representação de gabinete, os requeridos deram causa a pagamentos de verbas indevidas, o que representa prejuízo aos cofres públicos avaliado, pela Promotoria, em R$ 1.425.447,66. O PT requer, à Justiça, que o ex-prefeito e os ex-secretários sejam condenados por ato de improbidade administrativa, que prevê, entre outras sanções, a devolução integral do dinheiro, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio e perda da função pública.

TV Requião
O senador Roberto Requião (PMDB) retomou, na noite de terça-feira, as transmissões pela internet que ele havia usado durante a campanha para tentar conversar diretamente com o eleitorado. Desta vez o peemedebista recebeu Sérgio Butka, presidente da Força Sindical do Paraná, e ambos criticaram as medidas econômicas tomadas pela presidente Dilma Rousseff no segundo mandato. Butka afirmou que, ao contrário do que Dilma disse na campanha, vários direitos dos trabalhadores estão comprometidos. A presidente cedeu a pressões e acaba não atendendo às demandas dos trabalhadores e não ouvindo as Centrais (Sindicais), que deram apoio forte a ela, afirmou o sindicalista.

Frouxidão
Requião foi mais comedido, mas também fez côro às críticas de Butka. Eu não entendi qual é este jogo. Eu acho que se a presidente Dilma colocasse o seu projeto com clareza, mesmo que algumas medidas fossem duras, ela teria apoio e teria apoio do Congresso Nacional. Acho que foi um equívoco. Uma estratégia meio frouxa da equipe de governo que conduziu estes entendimentos, avaliou o senador.

G7
O G7, grupo de entidades do setor produtivo paranaense, conheceram ontem as propostas do novo secretário de Estado do Planejamento, Silvio Barros. A ideia é aproveitar a experiência que temos em Maringá, de uma relação sinérgica, harmônica e altamente produtiva entre a sociedade civil organizada e o poder público no que diz respeito a planejar e pensar o futuro de longo prazo – onde a gente quer chegar, qual é o nosso norte, a direção em que temos que andar, disse ele. O presidente da Faep, Ágide Meneguette, afirmou que o modelo agrada as entidades. Apesar de se dizer realista em relação aos avanços que podem ser alcançados, mostrou-se esperançoso de que o Estado tenha um plano de desenvolvimento de longo prazo.

Em crescimento
Uma dos primeiras partidas a ocupar rede nacional de rádio e televisão neste ano, o Partido Republicano Brasileiro, em suas propagandas veiculadas nos últimos dias, o bom momento da sigla que saltou de 8 para 21 deputados federais No Paraná, as inserções foram iniciadas com as palavras do presidente do PRB no Estado, Fábio Santos, e abordaram o posicionamento do vereador e responsável pelo diretório em Curitiba, Valdemir Soares, que votou contra aumento do IPTU e ITBI.

Mais tempo
Para Valdemir Soares, a ascensão do PRB muda o quadro de forças para as eleições 2016. Superamos partidos como o PPS, PDT, PDC, PV e encostamos no DEM. Temos mais tempo de exposição na televisão, mais espaço nas propagandas eleitorais, mais intensidade de exposição na mídia e aumento do potencial para consolidação das intenções de votos, o que desperta sem dúvidas o interesse político, avalia.

Em alta
O Sodexo Cultura Pass poderá ser utilizado por 101 mil FUNCIONÁRIOS dos Correios em todo o Brasil. Ao todo, 712 mil trabalhadores estão cadastrados no Programa de Cultura do Trabalhador, do Governo Federal, que regula e incentiva o fornecimento do vale-cultura.

Em baixa
A Justiça Federal do Paraná encaminhou pedido de explicação ao DNIT pelo não pagamento de uma indenização, já sentenciada, a uma família que se acidentou quando do desabamento da cabeceira da ponte sobre a represa do Capivari, na BR-116. O acidente completou dez anos no dia 26 de janeiro.