O governador Beto Richa recebeu nesta quarta-feira (28), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, representantes das principais centrais sindicais do Estado para discutir ações que contribuam para a manutenção dos empregos, principalmente, na área metalúrgica. O Estado vai conversar com as empresas que recebem incentivos fiscais para que mantenham os empregos previstos nos acordos. 

O encontro com o governador fez parte da manifestação pelo Dia Nacional de Lutas pelo Emprego e Direitos, comemorado dia 28 de janeiro. Beto Richa atendeu outra solicitação dos sindicalistas. Serão criados fóruns permanentes para melhorar o diálogo do governo com as centrais para ampliar as discussões sobre emprego e renda. O Palácio Iguaçu está de portas abertas para receber todos os sindicatos para juntos encontrarmos as melhores alternativas, disse ele. 

O governador reforçou que o Brasil passa por um momento de crise econômica. Com diálogo e entendimento, o Governo do Paraná vai trabalhar para que essa crise não afete os empregos dos paranaenses, disse ele. Richa destacou o compromisso com os trabalhadores com a sanção do maior salário mínimo regional do Brasil e da criação da comissão do trabalho decente. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para melhorar as condições de trabalho dos paranaenses, afirmou. 

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli, explicou que a posição do Estado é que as empresas que receberam incentivos fiscais mantenham o nível de empregos estabelecido nos contratos. A ideia é apoiar os trabalhadores nesse momento de crise na economia, disse ele. 

METALÚRGICOS – De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Paraná, Sérgio Butka, ano passado cerca de 15 mil postos de trabalho no setor de metalúrgico foram fechados na grande Curitiba. Entendemos que esse é o exemplo mais crítico. Vários setores já sentem as dificuldades da crise econômica que atinge o Brasil. É preciso agora abrir um canal de diálogo com os governos federal e estadual para discutirmos formas de conter isso, afirmou ele. O presidente agradeceu ao governador pelo bom diálogo que mantém com as centrais sindicais. 

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Paulo Rossi, disse que essa foi a maior reunião já realizada entre centrais sindicais com um governador. Ele defendeu um grande debate sobre as questões econômicas do Paraná e do Brasil. Precisamos ampliar o diálogo para buscar alternativas para que a crise não afete os empregos dos paranaenses. O Beto Richa tem uma grande equipe que certamente é comprometida com os trabalhadores, afirmou. 

MEDIDAS PROVISÓRIAS – Outro tema discutido na reunião foi referente às medidas provisórias 664 e 665, anunciadas pelo governo federal no final de 2014, que alteram a concessão de benefícios como pensão, auxílio-doença e seguro-desemprego. Isso vai gerar rotatividade nos empregos e prejudicar os jovens. Precisamos que o governador peça para nossos deputados federais votem contra essas medidas provisórias, pediu Paulo Rossi. 

A reunião foi acompanhada pelo deputado estadual Felipe Francischini e pelos secretários Eduardo Sciarra (Casa Civil) e Silvio Barros (Planejamento), além de representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e dos sindicatos da indústria, saúde, comércio, serviços, motoristas, servidores públicos, limpeza, entre outros.