O governador Beto Richa recebeu, ontem, no Palácio Iguaçu, representantes das principais centrais sindicais do Estado para discutir ações que contribuam para a manutenção dos empregos, principalmente, na área metalúrgica. O Estado vai conversar com as empresas que recebem incentivos fiscais para que mantenham os empregos previstos nos acordos.
O encontro com o governador fez parte da manifestação pelo Dia Nacional de Lutas pelo Emprego e Direitos. Beto Richa atendeu outra solicitação dos sindicalistas. Serão criados fóruns permanentes para melhorar o diálogo do governo com as centrais para ampliar as discussões sobre emprego e renda. O Palácio Iguaçu está de portas abertas para receber todos os sindicatos para juntos encontrarmos as melhores alternativas, disse ele.
A manifestação começou ainda cedo, quando os metalúrgicos se concentraram em frente de algumas unidades na Grande Curitiba e ali realizaram bloqueios em rodovias. No final da manhã, parte dos trabalhadores se concentrou na Praça Santos Andrade e depois caminhou até o Palácio Iguaçu.
De tarde, os metalúrgicos realizaram novo bloqueio na BR-277, próximo das montadoras de automóveis em São José dos Pinhais. O protesto durou cerca de uma hora e meia, e provocou lentidão de mais de 4 quilômetros. O protesto também era contra as medidas do Ministério da Fazenda, que mudou a política de benefícios, como o salário desemprego.