Além disso, a tecnologia do autoatendimento também reduz consideravelmente o risco de furtos e roubos. O autocaixa é bastante seguro. O risco de furto de mercadorias é baixo, pois a exposição do consumidor é maior do que em um caixa tradicional. Além disso, há sempre um operador que supervisiona toda a operação, inclusive para auxiliar os clientes que utilizam o autocaixa pela primeira vez. Nesses dois anos de funcionamento, não registramos problemas desse tipo, afirma o diretor do Grupo Muffato.

Com tantas vantagens, os caixas de autoatendimento mostram ser uma tendência irreversível. O instituto de pesquisas Gartner, por exemplo, aponta que seis em cada dez interações com clientes nas diversas modalidades de comércio já são automatizadas. Hoje, hotéis, locadoras de automóveis e aeroportos já se servem do self-service.

Estima-se que as companhias aéreas que adotam o sistem de check-in automatizado consigam cortar os custos de cada operação em 95% (cada passageiro atendido no balcão por um funcionário custa US$ 3, mas nos terminais de auto-atendimento esse valor cai para apenas 14 centavos de dólar).

Clientes de bancos também já estão há anos acostumados aos caixas eletrônicos e ao autoatendimento.