RIO DE JANEIRO, RJ – O Comitê Organizador da Olimpíada de 2016 divulgou nesta quinta (29) que o revezamento da tocha olímpica vai percorrer 250 cidades do país, com passagem por todas as capitais. De acordo com o comitê organizador, o objetivo é atingir 90% da população brasileira. Não foi divulgada a data do início do percurso da tocha, que começa em Olímpia, na Grécia. “O objetivo é aquecer o país, contagiar o Brasil inteiro. Todos vão querer ter um momento de glória com ela”, disse o presidente do comitê organizador, Carlos Arthur Nuzman.

O percurso da tocha terá, no total, 20 mil quilômetros por terra e 10 mil milhas voando. Cerca 10 mil pessoas vão participar do revezamento, que vai durar cem dias. Os condutores serão selecionados pelos três patrocinadores (Coca-Cola, Nissan e Bradesco) e pelo comitê organizador. Não foram divulgados os critérios para a escolha. O COI (Comitê Olímpico Internacional) veta a participação de políticos no revezamento.

O desenho já foi escolhido, mas não divulgado. O comitê ainda estuda como ele será confeccionado e se serão necessárias eventuais alterações. “A decisão foi unânime, com uma discussão curta e com todos satisfeitos”, disse o diretor de comunicação da Rio-2016, Mário Andrada.