DIOGO BERCITO, ENVIADO ESPECIAL
ANGOULÊME, FRANÇA – O artista japonês Katsuhiro Otomo, autor do clássico “Akira”, foi premiado nesta quinta-feira (29) com o Grande Prêmio do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, na França.
O troféu, espécie de Oscar dos gibis, significa que Otomo será o curador da edição do evento em 2016, como é de praxe. O curador da edição atual, iniciada na quinta-feira e com término no domingo (1º de fevereiro), é Bill Watterson, o pai de “Calvin e Haroldo”.
O prêmio foi anunciado durante uma cerimônia às 19h (16h, no horário de Brasília). Otomo concorria com o britânico Alan Moore (“Watchmen”) e o belga Hermann (“Jeremiah”), mas já se esperava de antemão que o japonês fosse premiado. Ele recebeu 38% dos votos das centenas de jurados.
Otomo, nascido em 1954, é o primeiro japonês a receber o grande troféu de Angoulême. Considerado um dos responsáveis pela popularização do mangá na Europa, ele é também um dos únicos autores do gênero a entrar para o “hall da fama” do prêmio americano Eisner Awards.
FESTIVAL
Angoulême é considerada a capital internacional dos quadrinhos. É realizada ali, nestes dias, a 42ª edição de seu festival, considerado a referência do mercado europeu de gibis.
A edição deste ano, porém, foi aberta sob a proteção de um forte aparato de segurança. Afinal, neste mesmo mês dois atiradores invadiram a redação da publicação satírica “Charlie Hebdo” em Paris e mataram 12 pessoas. O atentado foi motivado por ilustrações de Maomé, o profeta do islã.
Em homenagem às vítimas, o festival de Angoulême entregou também na quinta-feira um Grande Prêmio excepcional ao “Charlie Hebdo”. Essa publicação satírica tornou-se, ainda, nome de um novo prêmio pela liberdade de expressão.
A operação anti-terror, com cartazes espalhados pela cidade e avisos sonoros, deve prejudicar o andamento do festival. A entrada nos pavilhões é feita após inspeção de bagagem e detectores de metal, criando espera.
O festival de quadrinhos realizado no início de cada ano é o mais importante do gênero, e reúne gigantes para palestras e disputadas filas de autógrafo.
OPORTUNIDADE
O festival de Angoulême é visitado, durante os dias de semana, principalmente por excursões escolares. No final de semana, o público é maior, e estarão ali grandes autores do gênero.
A cidade recebe também jovens quadrinistas em busca de oportunidades. Os que ainda não publicaram seus trabalhos fazem fila para conversar com editores e receber sugestões. Os mais adiantados levam seus gibis embaixo do braço para mostrar a editoras interessadas em traduzi-los para outros mercados.
Há também um museu dedicado aos quadrinhos e pavilhões de venda de badulaques, como estátuas do jovem repórter Tintim, personagem criado por Hergé.