RAFAEL REIS
SÃO PAULO, SP – O principal ídolo do futebol na Austrália tem mais gols em Copas do Mundo do que títulos na carreira.
Aos 35 anos, o atacante Tim Cahill busca neste sábado (às 7h) apenas seu terceiro título desde que se tornou jogador profissional.
O camisa 4 é o líder da seleção australiana que enfrenta a Coreia do Sul, em Sydney, na decisão da Copa da Ásia.
Uma possível conquista será histórica para os Socceroos. Será o primeiro título continental da equipe desde que ela deixou de fazer parte da confederação da Oceania para ser aceita pela asiática, dez anos atrás.
A taça levantada justamente na cidade onde nasceu também será especial para Cahill. O capitão australiano e jogador com mais gols na história da seleção (39) não sabe o que é ser campeão há mais de uma década.
O último título do atacante foi a Copa da Oceânia de 2004, pela seleção. A única conquista anterior de sua carreira foi a da terceira divisão inglesa de 2001, com a camisa do Millwall.
Desde então, o mais perto que Cahill ficou de ser campeão foram os vices da Copa da Inglaterra de 2004 (Millwall) e 2009 (Everton) e da Copa da Ásia de 2011. Com o New York Red Bulls, time que defende atualmente, ele teve a melhor campanha da temporada regular da MLS (Major League Soccer) em 2013.
Se faltam feitos coletivos para o atacante de origem samoana ao longo de sua carreira, sobram momentos de brilho individual.
O primeiro dos cinco gols que fez em Copas do Mundo (na vitória por 3 a 1 sobre o Japão, em 2006) foi também o primeiro tento da Austrália na história dos Mundiais.
Cahill ainda foi o primeiro australiano a marcar em Copas da Ásia, é o artilheiro da seleção em todos os tempos e deu nome, ainda que apenas momentaneamente, a uma rodovia em Sydney depois da classificação para a Copa-2014.
Apesar da idade avançada, o atacante continua sendo decisivo para a Austrália. Ele é vice-artilheiro da Copa asiática, com três gols, e já marcou até de bicicleta na competição: nas quartas de final, contra a China.