Em duas semanas de atividades de férias do programa Comunidade Escola, da Prefeitura de Curitiba, foram registradas 30.607 participações de crianças e adultos. O programa oferece, até 8 de fevereiro, atividades recreativas, esportivas e culturais em 13 escolas municipais.

A maioria dos participantes é formada por meninos com idade entre 5 e 12 anos de idade, que participam das atividades recreação. Entre eles estão os irmãos Denyor Alves Costa, de 11 anos, e Denys Alves da Costa, de 10 anos. Desde que as atividades do Comunidade Escola começaram, em 14 de janeiro, a dupla não perde um dia da diversão na Escola Municipal Maria Marli Piovesan, no Cajuru. Têm sido as melhores férias porque tem muita coisa legal para fazer na escola, cada dia uma novidade, disse Denyor.

Na oficina de marionete, uma das dezenas de que Denyor participou, o garoto aprendeu a fazer o personagem Garibaldo do seriado Vila Sésamo. Nem imaginava que poderia aprender a fazer meus próprios brinquedos, disse Denyor. Para o irmão Denys, as atividades esportivas são as que divertem mais. Fiz novos amigos e encontrei colegas para jogar bola, que é o que mais gosto de fazer, disse Denys.

As atividade de férias do Comunidade Escola têm por objetivo fazer das escolas municipais centros de convivência nos bairros. A realização das atividades tem a parceria das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude, Saúde, Abastecimento e Fundação Cultural de Curitiba. São 11.110 participações de meninos e 7.441 de meninas entre 5 e 12 anos. Os adolescentes somam 9.149 participações. Homens e mulheres registraram mais de 2,7 mil participações, com predominância dos homens e da terceira idade.

A variedade da programação garante diversão para todos os gostos. Nathalia da Silva Pinheiro, de 8 anos, adora as aulas de dança e o camarim de pintura. Toda tarde escolhe um desenho diferente para pintar o rosto. Venho todo o dia brincar porque é muito legal aqui, disse Nathália. O irmão Murilo Pereira, de 7 anos, é companheiro nas aulas de dança. Os dois são levados todas as tarde à escola e passam o dia brincando e se divertindo juntos. No fim do dia voltam para casa com boas histórias para contar.

Atrair a atenção dos participantes foi preciso apenas nos primeiros dias, explica a professora responsável pela as atividades de férias do Comunidade Escola na Escola Maria Marli Piovesan, Elza Walter. Depois uma criança foi contando e chamando a outra, um adolescente trazendo novos e a participação agora é de quase cem pessoas por dia nesta escola, comemora Elza.

Na equipe, Elza conta com participação das professoras de educação infantil Barbara Freitas, Noele Staats, Lealis Freitas e Nathalie Klapawska. As cinco se unem para promover a interação de todos e uma programação que atraia a atenção do maior numero de pessoas da comunidade. É uma região com poucas opções de lazer, em especial para aquelas famílias nas quais pais estão trabalhando enquanto os filhos estão em casa. Buscamos deixa-los envolvidos e felizes em atividades e ambiente seguro e educativo, disse Elza.

Os quatro irmãos Vitor, Alanis, Miguel e Otávio foram até a escola, a primeira vez, para visitar a exposição de animais taxidemizados, emprestados pelo Museu de História Natural do Município. A estratégia da escola em atrair pela curiosidade funcionou: além de poder ver de perto alguns animais da flora brasileira como o jacaré, o mico leão dourado, o sagui tofú, os irmão acabaram participando de diversas brincadeiras. Adorei ver tão de pertinho esses animais que nem parece que não estão mais vivos, disse Vitor, de 10 anos.

A oficina de pulseiras com elásticos coloridos despertou o interesse coletivo dos irmãos que também se dividiram nos jogos de ping-pong e xadrez.

O programa

As escolas municipais que atendem neste período de férias montaram uma programação diferenciada em cada unidade. O programa Comunidade Escola atua em cinco eixos, nas áreas de geração de renda, com cursos e oficinas; saúde, com visitas de profissionais da área nas unidades; educação e cidadania, promovendo uma prática mais sustentável na população; esporte e lazer; e cultura, promovendo atividades que ampliem repertório cultural.

As atividades neste período de férias proporcionam diversão às famílias, que muitas vezes estão com os pais trabalhando, impossibilitadas de poder fazer alguma coisa diferente com as crianças, disse o coordenador do programa, Álvaro Olendzki.

Nas escolas, serão ofertadas atividades como informática, festival de férias de verão, camarim de pintura, esmaltação, caça ao tesouro, gincanas, campeonatos, torneios, apresentações teatrais e circenses, orientações sobre alimentação saudável, combate a dengue, contação de histórias, momentos culturais, oficinas de artesanato, piquenique, entre outras.

 

Confira a lista de Escolas Municipais que estarão abertas de terça-feira a domingo para atividades do Programa Comunidade Escola:

Senador Enéas Faria

Maria Marli Piovezan

Rachel Mader

Romário Martins

Helena Kolody

Leonel de M. Brizola

Maria IenkotZeglin

Vila Zanon

Augusta Gluck Ribas

Vereador João Stival

Jornalista Arnaldo Alves da Cruz

CEI Expedicionário

Prof. Dario P. de Castro Vellozo