LUIZ COSENZO E RAFAEL VALENTE
SÃO PAULO, SP – Doze dos 20 times da elite do Campeonato Paulista disputam uma competição à parte a partir deste sábado (31).
Audax, Botafogo, Capivariano, Ituano, Linense, Marília, Penapolense, Red Bull, Rio Claro, São Bento, São Bernardo e XV de Piracicaba lutam por duas vagas destinadas ao Estado de São Paulo para a Série D do Campeonato Brasileiro, equivalente à quarta divisão do Nacional.
De acordo com o regulamento do torneio, “excluídos os clubes que já tenham vaga assegurada nas Séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro, os dois melhores classificados, concluída a competição, terão asseguradas a indicação para a disputa da Série D de 2015”.
“Nosso objetivo é chegar entre os oito e conseguir uma vaga na Série D. Precisamos ter um calendário completo. Sem calendário no segundo semestre, temos que formar um novo time a cada ano”, disse o vice-presidente do XV de Piracicaba, Renato Bonfiglio.
“Precisamos chegar à Série D. Temos um potencial de crescimento enorme, mas não conseguimos por conta da falta de calendário no segundo semestre. Deixamos de fazer boas contratações em razão de não termos calendário o ano todo”, disse o diretor de futebol do São Bernardo, Edgard Montemor, que terá uma folha salarial de aproximadamente R$ 450 mil.
No ano passado, as duas equipes disputaram no segundo semestre a Copa Paulista.
Os representantes paulistas na Série D de 2014 foram a Penapolense, eliminada na primeira fase, e o Ituano, que caiu nas oitavas de final. O Barueri também disputou a Quarta Divisão do Nacional após ter sido rebaixado da Série C.
O último clube do Estado que conseguiu o acesso da Série D para a Série C foi o Mogi Mirim em 2012.