SÃO PAULO, SP – Ao menos 61 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um atentado com bomba ocorrido nesta sexta-feira (30) dentro de uma mesquita da minoria xiita em Shikarpur, no sul do Paquistão, informaram à agência EFE fontes policiais e médicas locais.
O grupo terrorista Jundallah -dissidência do Taleban paquistanês e que prometeu fidelidade ao Estado Islâmico no ano passado– reivindicou a autoria.
“Nosso alvo era a comunidade xiita. Eles são inimigos”, disse Fahad Marwat, porta-voz dos jihadistas, sem dar mais informações.
A polícia disse que as causas da explosão não estão claras. “Estamos tentando descobrir a natureza da explosão”. Disse Sakhio Merani, inspetor da região, acrescentando que provavelmente havia um dispositivo.
Apesar disso, a TV paquistanesa citou alguns testemunhos de residentes que alegam ter visto um homem com um colete suicida.
O atentado aconteceu no começo da tarde (horário local, de manhã em Brasília) em Shikarpur, na província de Sindh, pouco depois do fim das orações de sexta –dia sagrado para os muçulmanos– informa Mir Ghayaz, agente da polícia local.
O ministro da Saúde provincial, Jam Mehtab Dahr, declarou à agência AFP que o número de vítimas havia alcançado 61. O número pode aumentar em breve, pois, entre os cerca de 50 feridos, há vários em estado grave.
O Paquistão está em alerta para ataques desde 16 de dezembro, quando o Taleban paquistanês atacou uma escola na cidade de Peshawar, matando ao menos 145 pessoas –a maioria crianças.
No país, a maioria da população é sunita. Os xiitas são cerca de um quinto da população paquistanesa. Mais de 800 deles foram mortos em ataques desde o início de 2012, segundo a ONG Human Rights Watch,