LULY ZONTA
SÃO PAULO, SP – A chuva que durou apenas 45 minutos na noite desta sexta-feira (30) foi suficiente para deixar Caraguatatuba, no litoral norte paulista, em estado de atenção. O temporal que começou por volta das 21h e inundou praticamente toda a cidade.
“Há 15 dias não chovia. E não deu 15 minutos, a cidade foi começando a ficar alagada”, conta Oduvaldo Romano, chefe da Defesa Civil no município. “Nenhum lugar escapou. Até no centro, a água atingiu quase um metro.”
O total de casas que foram alagadas ainda não havia sido contabilizado até o início da tarde deste sábado (31).
Apesar dos prejuízos materiais, nenhum morador ficou desalojado ou desabrigado e nenhum incidente foi registrado. Também não houve deslizamentos nem queda de barreiras.
Em menos de uma hora, foram registrados 108 milímetros de chuva, quase o total esperado para todo o mês. Segundo a Defesa Civil, em janeiro chove em média 120 milímetros no município.
Entre os bairros atingidos estão Perequê Mirim, Pontal Santa Marina, Morro do Algodão e Barranco Alto, próximos ao rio Juqueriquerê, que transbordou. Nestes locais, foram registrados até 70 centímetros de água nos muros.
Na manhã deste sábado (31), voltou a chover fraco, mas a situação estava praticamente normalizada. A previsão é de chuva para toda a próxima semana em Caraguatatuba.
Segundo o chefe da Defesa Civil, se o índice de chuva superar 120 milímetros em três dias, a cidade deverá entrar em estado de alerta.
“Nós estamos preparados, de prontidão, com escolas e abrigos, se precisarmos. Se continuar apenas garoando, não teremos problemas mais graves”, afirmou.