A presidente da Petrobras, engenheira Maria das Graças Silva Foster, recebeu em mãos, na sexta-feira (30), o prêmio máximo da Sociedade Mundial dos Engenheiros de Petróleo – Society of Petroleum Engineers – SPE. O prêmio Distinguished Lifetime Achievement Award 2014 é concedido a pessoas que deram uma contribuição excepcional para a indústria mundial de petróleo e gás. Foi a primeira vez que um profissional brasileiro recebeu a homenagem.

A entrega do troféu à presidente foi realizada durante almoço comemorativo na sede da companhia, no Rio de Janeiro. Graça Foster recebeu a premiação das mãos da engenheira Anelise Quintão Lara, gerente executiva da área de Libra, que representara a presidente na cerimônia de entrega do prêmio em Amsterdã, Holanda, realizada dia 28 de outubro de 2014.

Receber esse prêmio da SPE, formada por engenheiros e ícones da indústria mundial de petróleo, é uma emoção muito grande. Saber que o conselho dessa entidade tão respeitada reconheceu o tempo, o esforço e a dedicação que tive à indústria durante toda minha vida profissional é extremamente recompensador, disse a presidente para os convidados. A executiva ressaltou que o prêmio é ainda mais especial em função do momento difícil pelo qual a Petrobras passa. Reconhecimentos como esse nos fazem ter a certeza de que é preciso seguir em frente. De que é imperativo enfrentar esse momento difícil, superar essa crise sem igual na nossa história e seguir adiante. A palavra agora é superação, destacou.

A presidente também ressaltou aos presentes que, apesar do momento difícil, os resultados operacionais da Petrobras em 2014 foram excepcionais. Dia 22 de dezembro, batemos o recorde de produção: a produção diária de petróleo da Petrobras no Brasil – Petrobras produtora e Petrobras operadora – foi de 2,3 milhões de barris de petróleo por dia. Foram produzidos, nesse dia, 3 milhões de barris de óleo equivalente. Só no pré-sal, já estamos produzindo mais de 700 mil barris por dia. Isso apenas oito anos desde a descoberta: é um marco na indústria de exploração e produção em águas profundas no mundo, afirmou a executiva, que dedicou o prêmio ao ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, presente no evento.

Ao entregar o prêmio para Graça Foster, Anelise Lara lembrou que esta é a única premiação que só pode ser indicada pelo conselho da SPE (formado pelo presidente, ex-presidente e diretores), a partir da seleção de profissionais de grande destaque, considerados referências na indústria.