Morreu na manhã deste domingo (1), o ex-ministro, ex-senador e empresário José Eduardo Andrade Vieira, também conhecido por ter sido dono do antigo Banco Bamerindus. Atualmente Andrade Vieira estava no comando do jornal Folha de Londrina. Andrade Vieira faleceu em Londrina, aos 76 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico desde o dia 14 de janeiro para tratar de uma pneumonia. De acordo com o hospital, Vieira faleceu por volta das 7h por complicações da doença.

O corpo será velado no Crematorium Londrina, a partir das 13h. José Eduardo Vieira deixa sete filhos.

Vieira foi ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo no governo Itamar Franco e da Agricultura na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Ele também foi um dos primeiros senadores eleitos do Paraná após a redemocratização do Brasil.

Além da atuação política, José Eduardo foi presidente do Banco Bamerindus por 16 anos. A instituição financeira, vendida para o HSBC em 1997, foi fundada pelo pai dele. Em 1992, se tornou sócio do Grupo Folha de Comunicação, dono dos jornais Folha de Londrina e Portal O Bonde, e em 1999 assumiu a superintendência do jornal.

Pelas redes sociais, o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), lamentou a morte do ex-ministro e decretou luto oficial de três dias.