PAULA SAVIOLLI
SÃO PAULO, SP – De bike, o prefeito Fernando Haddad (PT) percorreu, na manhã deste domingo (1º), a Avenida 23 de Maio para encerrar o projeto de grafitagem dos murais da via.
A meta é que a 23 de Maio seja a via com um dos maiores murais grafitados da América Latina.
Na pedalada, cerca de 50 ciclistas acompanharam o prefeito, no percurso que seguiu do MAC (Museu de Arte Contemporânea), no Ibirapuera, até os Arcos de Jânio, como é conhecido o viaduto da rua Jandaia, no centro da capital.
“Sempre há alguns conservadores que não aprovam, mas eles serão vencidos e convencidos que o grafite é uma realidade favorável à cidade de São Paulo”, afirmou Haddad.
O passeio durou 1h e terminou com um churrasco realizado nos Arcos de Jânio.
MOBILIDADE URBANA
À imprensa, Haddad comentou sobre as últimas decisões da prefeitura sobre os projetos de mobilidade urbana da capital paulista.
Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que uma nova licitação da prefeitura pretende reduzir em 27% a quantidade de ônibus nas ruas para aliviar o trânsito nas faixas exclusivas e nos corredores. Com a reestruturação, a frota atual de 15 mil ônibus regulares cairia para cerca de 11 mil veículos superarticulados.
Segundo Haddad, os veículos superarticulados são mais viáveis para o trânsito de São Paulo, em comparação ao veículo regular e ao biarticulado. Para ele, a quantidade menor de veículos superarticulados nas ruas agilizará o tráfego nos corredores sem diminuir o número de assentos disponíveis para os passageiros.
“O superarticulado atenderá melhor a demanda, já que suporta um carregamento quase igual ao biarticulado, mas tem uma vantagem de manobra, agilidade e conforto que vale a pena investigar”, disse o prefeito. “O que se perde, por um lado, é que valor do veículo [superarticulado] é maior e fica a cargo das empresas. Mas acho que há mais ganho do que perdas”, disse o prefeito.
No primeiro semestre deste ano, deve sair o edital que definirá por quanto tempo o serviço será contratado.
Sobre a privatização de cerca de 20 garagens municipais, o prefeito comentou que, com esta medida, as licitações podem transcorrer com mais competitividade.
“Poderia ser um inibidor muito grande para um empresário desejar participar da concorrência com um melhor preço e maior qualidade e não ter aonde estacionar a frota e acabar desistindo da licitação”, disse.