RIO DE JANEIRO, RJ – Aqueles que decidiram curtir os blocos pré-carnavalescos neste domingo (1) no Rio de Janeiro encontraram um reforço no patrulhamento nas ruas. Além dos policiais fardados, a fiscalização foi realizada por agentes à paisana. Também foram usadas viaturas e até um helicóptero para acompanhar o deslocamento dos foliões.
No bloco “Me esquece”, que circulou no bairro de Jardim botânico, na zona sul do Rio, cerca de duas mil pessoas participaram da festa em clima de tranquilidade.
“Gostei muito da segurança. Havia vários policiais nas ruas para chegar até o local do bloco, e também vi vários caminhando no meio do povo. Está muito bem policiado”, afirmou a estudante mineira Aline Fraga, 23, que aproveitou as férias para conhecer os blocos do Rio.
Já o bloco “Volta Alice”, no bairro das Laranjeiras, também na zona sul, as ruas foram tomadas por turistas estrangeiros. Vestidos com as mais diversas fantasias, os gringos aproveitaram a festa brasileira. Para Richard Cherid, guia turístico na Inglaterra, a folia carioca é especial.
“Já viajei para vários lugares do mundo e conheci diversos tipos de festividade, mas o carnaval e a festa que os brasileiros fazem é inexplicável. Na minha opinião, é a melhor do mundo, não tem um turista que não consiga se alegrar com um povo tão animado assim.”
Outro bloco que animou as ruas do Rio foi o “Vira-lata”. Percorrendo a orla de São Conrado, na zona sul, os foliões eram avisados do perigo de entrarem no mar. Com diversas bandeiras de “risco de correnteza” e com ondas de mais de dois metrôs de altura, o forte calor teve que ser aliviado com maneiras criativas.
“Aqui nós conseguimos mangueiras, chuveiro nos quiosques ou qualquer coisa que possa dar uma refrescada. Já que o mar está perigoso, o jeito é improvisar o banho”, declarou a foliã Cristina Chagas.
Também na região da zona sul, o “Blocão”, tradicional bloco de desfile de cães, fez a festa da criançada que aproveitava para tirar “selfies” com os animais.