MARCELO SOARES, GUSTAVO URIBE E MÁRCIO FALCÃO
SÃO PAULO, SP, E BRASÍLIA, DF – Às vésperas da eleição do novo presidente do Senado Federal, um computador da Casa Legislativa foi usado para tentar omitir do perfil público do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) menção a processo que pediu a cassação de seu segundo mandato como governador de Santa Catarina.
No último sábado (30), uma máquina com IP número 201.54.48.31 alterou a página do senador na Wikipédia, enciclopédia on-line cujos textos podem ser editados livremente.
Ao todo, foram retirados 1.484 caracteres que mencionavam julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de processo contra o peemedebista por acusação de abuso de poder político e econômico em propaganda institucional durante a campanha eleitoral de 2006.
A mudança no conteúdo, no entanto, foi revertida no mesmo dia por um administrador e colaborador da Wikipedia.
Procurada pela reportagem, a assessoria do senador reconheceu que alterou o perfil do peemedebista.
Segundo ela, a medida foi comunicada ao setor de tecnologia do Senado Federal. O argumento é de que foram identificadas informações que “desvirtuavam o histórico” do congressista, como a afirmativa de que ele teria auxiliado o regime militar.
A assessoria do senador disse ainda que solicitou a investigação sobre a criação de um perfil falso de Luiz Henrique na rede social Facebook.
PROCESSO
Em 2009, a Justiça Eleitoral rejeitou, por seis votos a um, o pedido de cassação do peemedebista, ingressado pela coligação “Salve Santa Catarina”, do candidato adversário Esperidião Amin (PP).
Segundo a coligação, o então governador havia se beneficiado do uso de veículos de comunicação por meio de um programa transmitido em emissoras de rádio e televisão.
Em seu voto, o então ministro-relator Felix Fischer afirmou que as provas do processo não “revelaram o uso de propaganda institucional” ou de “recursos públicos” para fazer promoção pessoal do peemedebista.